O conjunto — que reúne num só endereço administração, treinamento, conferência, logística e centro esportivo — impressiona pela forma como se harmoniza com o verde circundante. Em respeito ao ambiente, a floresta remanescente e as áreas de recreação foram mantidas intactas.
O ponto de partida do projeto foi a visão e o desejo da FIFA de promover e implantar, de modo simultâneo e pioneiro, sustentabilidade, flexibilidade e eficiência energética. A sede da FIFA impressiona pela imponência, transparência, leveza e elegância. As paredes de contorno intencional e a rede inclinada e oblíqua de faixas de alumínio que cobre a estrutura fornecem uma dinâmica análoga à do futebol, ao mesmo tempo em que oferecem sofisticada proteção contra o sol.
O caráter representativo da sede da FIFA é enfatizado pela escolha e utilização de materiais ao mesmo tempo simples e elegantes. As propriedades desses materiais e, em especial, o modo como eles foram engenhosamente manipulados, resultaram em um padrão artístico de alta qualidade e esplendor.
O edifício é dividido de acordo com princípios funcionais. A parte frontal contém o foyer, o auditório, os escritórios da administração e as salas de conferência dos andares de subsolo; o corpo do edifício sedia os escritórios restantes, assim como a garagem subterrânea, as salas de almoxarifado e outras instalações.
Com áreas para sentar, o foyer dá acesso ao pátio interno e às salas laterais, assim como ao parque e aos campos de futebol. A maior qualidade é a amplidão estruturada pelo elemento do espaço. O objetivo é fazer com que todos se sintam bem-vindos e que grupos numerosos não se sintam comprimidos.