Laboratórios escolares
Os laboratórios devem seguir algumas prerrogativas, que estão descritas em normas regulamentadoras. A NR10 fixa as condições mínimas necessárias para garantir a segurança em laboratórios com proteção de partes energizadas. Estabelece diretrizes não só para equipamentos, mas também para o espaço físico em si.
A NR12, por sua vez, trata sobre máquinas e equipamentos. O laudo do da NR12 atesta a conformidade destes dois itens. A segurança no trabalho em máquinas e equipamentos, define as referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física. Com instruções sobre o acesso de partes girantes, quentes ou energizadas, a norma também especifica a tensão dos painéis de comando operado e orienta sobre proteção das partes móveis. Descumprir esta norma, pode acarretar penalidades.
Para se certificar que os laboratórios estão de acordo com as normas regulamentadoras, a escola pode contar com a ajuda de seguranças do trabalho devidamente credenciados.
Kits didáticos e bancadas são principais itens que exigem atenção
As maletas e bancadas didáticas são os principais pontos de risco em laboratórios escolares. Por isso, ao adquirir um laboratório novo, é necessário atentar-se sobre algumas exigências.
Seja uma bancada de engenharia, ou bancada engenharia computação o equipamento sempre deverá vir acompanhado de manual de operação e manutenção, na língua portuguesa.
Outro ponto importante é atestar se a descrição do kit de engenharia, por exemplo, consta que o equipamento está em conformidade com as normas NR10 E NR12. Verifique se há proteção nas partes girantes e aquecidas. Nos mobiliários, bancadas e kits, é preciso exigir o cumprimento da NBR-13967.
Em caso de acidentes em que for constatada a negligência da instituição, o aluno que se sentir prejudicado poderá acionar a escola judicialmente.