O site, que não tem nenhum vínculo com nenhum partido, traz um ranking dos senadores mais atuantes no Senado Nacional. Para a composição da lista são utilizados cinco critérios numéricos: Representatividade (deputados que se elegeram com votações expressivas); Campanha Responsável (os gastos do candidato comparados ao total de votos); Ativismo Legislativo (projetos apresentados); Debate Parlamentar (participação em debates e fiscalização); e Fidelidade Partidária (se o candidato permaneceu no mesmo partido e se votou de acordo com as orientações da legenda).
Cada item representa uma nota de 0 a 1, que, somadas, compõem a média final. Quanto mais próximo de 5, melhor avaliado o político é.
Segundo lista divulgada e atualizada recentemente, Eduardo Suplicy (PT-SP), é o senador com maior influência no cenário político nacional, com média de 4,90 pontos. Suplicy foi eleito pela primeira vez para o cargo, em 1990. Sua última reeleição foi, em 2006, para seu terceiro mandato, numa votação mais apertada que as demais. Em outubro de 2014 tentou seu quarto mandato como senador por São Paulo, mas acabou sendo derrotado pelo candidato do PSDB, José Serra.
Na segunda posição está Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), com média de 4,82 pontos. Nunes começou a militância política em 1963 quando entrou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo. Logo depois do golpe militar de 1964, filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB) , que, por ter sua existência proibida, atuava na clandestinidade. Foi presidente do tradicional Centro Acadêmico XI de Agosto e formou-se bacharel em Direito em 1968. Na eleição presidencial de 2014, Aloysio Nunes será companheiro de chapa de Aécio Neves e disputará o cargo de vice-presidente da República.
Para conferir lista completa, acesse o site do Atlas Político: http://www.atlaspolitico.com.br/
Senadores mais influentes no Senado
Feito por Marília Rocha