Sem dúvidas, o SEO para e-commerce é uma estratégia que ajuda uma loja virtual a atrair mais clientes, aumentar o tráfego orgânico e, claro, vender mais. Sabemos que quem começa um negócio online quer ter bons resultados, não? Isso é possível com um bom planejamento e seguindo as dicas que listamos a seguir.
Escolha certeiramente as palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave é o ponto de partida crucial para o restante da sua estratégia de SEO. É preciso pensar em possíveis termos que as pessoas usam ao pesquisar pelo que sua loja oferece. Para te ajudar, existem ferramentas bem interessantes, como o SEMrush, o Keyword Planner do Google Ads e o Ubersuggest.
Crie bons títulos para as páginas
Todas as páginas do seu comércio têm que ter títulos ou title tags. E para ranquear bem no Google, é necessário inserir a palavra-chave principal. Exemplificando: uma empresa que vende vários calçados pode ter uma página de produto chamada “tênis Air Force Nike”, colocando até mesmo a cor do objeto, facilitando as buscas dos usuários.
Se você parar para ver, os anúncios no Google são sempre bem intitulados.
Deixe as heading tags estruturadas
Heading tags são os códigos H1, H2 e H3, entre outros, que são inseridos no HTML da página. Elas seguem uma hierarquia visando organizar o conteúdo, sendo o H1 o título principal e as outras tags os subtítulos e intertítulos.
Tais tags também são responsáveis por facilitar a identificação dos assuntos para os robôs do buscador e para o potencial cliente.
Escreva boas meta descriptions
A meta description é um texto descritivo que fica logo abaixo do título da página no Google ou nos demais mecanismos de busca. O recurso é importante para descrever o conteúdo que a pessoa encontrará ali, portanto, precisa ser chamativo para impulsioná-la a clicar no link. O número máximo de caracteres costuma ser 160.
Essa é uma estratégia de Inbound Marketing.
Otimize as imagens utilizadas
Há boas práticas para que as imagens tragam resultados positivos. A primeira, obviamente, é ter fotos de qualidade, com tamanhos adequados. Depois, é preciso se atentar com as tags.
A tag <alt text> é o texto alternativo que deve descrever a imagem quando ela não for exibida. Já a tag <scr> é o título do arquivo, que também necessita dialogar com a imagem. Em ambas é interessante utilizar palavras-chave se possível.
Faça links internos
A chamada linkagem interna é mais um fator relevante para o Google. Os links internos facilitam a navegação dentro do seu próprio site e mostram para o buscador que existem outras páginas que devem ser indexadas.Bom, aqui estão dicas valiosas para você aderir ao seu e-commerce. Mas lembre-se: um trabalho profissional e de resultados certeiros é alcançado ao lado de uma agência de Marketing Digital.