Especialistas em cromoterapia as utilizam para mudar a vibração e o estado de espírito dos indivíduos e dos ambientes. Eles também indicam o significado de cada cor.
Solange Lima, especialista em cromoterapia, descreve o significado e os benefícios de cada tonalidade:
Vermelho: é uma cor estimulante, que afasta a depressão e o desânimo. Além disso, está relacionada às conquistas, às paixões e à sexualidade.
Laranja: restauradora e regeneradora, é uma tonalidade que estimula a recuperação depois de um processo destrutivo ou que não deu certo. É associada à coragem, à reconstrução e à melhora.
Amarelo: é ativadora e dinâmica. Também age sobre os processos mentais, além de aumentar a capacidade de raciocínio. É a cor que representa e estimula a inteligência, o estudo e a criatividade.
Verde: calmante, traz equilíbrio para as pessoas e os ambientes. O verde ainda melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma.
Azul: é uma cor que também traz equilíbrio, paciência, harmonia e serenidade. Ajuda nos casos de insônia e estresse e, por isso, pode ser uma boa opção para pintura de paredes de quartos.
Índigo: trabalha o campo energético, fortalece a intuição e traz proteção. É bastante indicada para limpeza e purificação de ambientes.
Violeta: cor profundamente espiritual, mística e religiosa, o violeta atua sobre quem está descrente e sem conexão com as forças divinas.
Significado das cores
Feito por Marília Rocha