Os campeonatos estaduais de 2016 começam no começo de janeiro e vão até maio em geral. Times de diferentes regiões dos estados disputam entre o si o título de melhor do ano no estado.
Campeonatos estaduais não têm a mesma fórmula, como o Campeonato Brasileiro, que são disputados por pontos corridos, ou seja, quem chega ao final com mais pontos. Alguns possuem também em grupos, com semifinais e finais.
O Campeonato Catarinense de 2016 reúne 10 clubes em um grupo.
O Campeonato Catarinense de Futebol de 2016 da Série A será a 93ª edição da principal divisão do futebol catarinense. O campeonato será disputado por dez equipes no sistema de pontos corridos, com os campeões de turno e returno fazendo o confronto final em partida única. Os pontos serão zerados ao final do turno e, caso a mesma equipe conquiste o turno e o returno, será campeã sem a disputa de final.
Diferentemente da fórmula de disputa adotada em 2015, a competição será disputada em três fases: turno, returno e final.
Na primeira fase (turno), a ser disputada entre 30 de janeiro e 6 de março, as dez equipes jogarão entre si em nove rodadas e o primeiro colocado na tabela de classificação geral garantirá uma vaga na final do Catarinense 2016. A segunda fase (returno), que será disputada entre 13 de março e 1º de maio, ocorrerá da mesma maneira, com a única diferença da inversão dos mandos de campo em relação à primeira fase. Da mesma forma, o campeão do segundo turno disputará a final do Catarinense 2016. Caso a mesma equipe vença os dois turnos, ela será automaticamente declarada campeã catarinense de 2016, sem a necessidade de disputa da final.
As equipes que não disputarem a final do Catarinense (de 3º a 10º – ou de 2º a 10º caso a mesma equipe vença os dois turnos) terão sua classificação determinada por meio de todos os jogos das duas primeiras fases (turno e returno) agregados. Os quatro primeiros colocados disputarão a Copa do Brasil de 2017. Os dois melhores colocados que não disputam alguma divisão do Campeonato Brasileiro garantirão uma vaga na Série D do Brasileiro nos anos de 2016 e 2017. Os dois últimos colocados serão rebaixados para a segunda divisão de 2017.