Os campeonatos estaduais de 2016 começam no começo de janeiro e vão até maio em geral. Times de diferentes regiões dos estados disputam entre o si o título de melhor do ano no estado.
Campeonatos estaduais não têm a mesma fórmula, como o Campeonato Brasileiro, que são disputados por pontos corridos, ou seja, quem chega ao final com mais pontos. Alguns possuem também em grupos, com semifinais e finais.
O Campeonato Paulista de 2016 reúne 20 clubes em quatro grupos de cincos: Grupo A, Grupo B, Grupo C e Grupo D.
A Série A1 do Campeonato Paulista de Futebol de 2016, ou Paulistão Itaipava 2016 por motivos de patrocínio, será a 115ª edição da principal divisão do futebol paulista. Ela será realizada e organizada pela Federação Paulista de Futebol e disputada por vinte clubes entre os dias 30 de janeiro e 8 de maio. Algumas mudanças importantes no regulamento marcam essa edição do torneio.
O campeonato será disputado por vinte clubes divididos em quatro grupos. Na primeira fase, os times enfrentarão apenas os clubes dos outros grupos, totalizando quinze rodadas. A primeira fase terá início em 31 de janeiro. Os dois melhores classificados de cada chave avançarão às quartas-de-final, que serão disputadas em jogo único – com o mando de campo ao clube de melhor campanha na primeira fase. Em caso de empate no tempo regulamentar, o confronto será decidido por meio de pênaltis. As semifinais também serão definida em apenas uma partida e com possibilidade de decisão por penais. A final acontecerá em dois jogos e, em caso de empate em pontos (uma vitória para cada time ou dois empates), o primeiro critério de desempate será o saldo de gols na fase final. Caso o empate persista, o confronto será decidido por meio de pênaltis. O gol marcado fora de casa não vale como critério de desempate.
Os três primeiros colocados ganham o direito de disputar a Copa do Brasil de 2017. Caso algum clube se classifique para a Copa Libertadores da América de 2017, a vaga será repassada ao 4º colocado e assim por diante. Além disso, os dois clubes mais bem classificados que não pertençam a nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro terão vaga na Série D de 2016. Doze clubes disputarão essas duas vagas na quarta divisão nacional.
A quantidade de times rebaixados será maior que nas edições anteriores: os seis times que somarem menos pontos na primeira fase estarão rebaixados, independentemente dos grupos em que jogaram. Em 2016, apenas dois times da Série A2 terão acesso à Série A1 de 2017, que será disputada por dezesseis clubes.
Critérios de desempate
Caso haja empate de pontos entre dois clubes, os critérios de desempates são aplicados na seguinte ordem:
- Número de vitórias
- Saldo de gols
- Gols marcados
- Número de cartões vermelhos
- Número de cartões amarelos
- Sorteio
Tabela: http://espn.uol.com.br/campeonatos/paulista