Já ouviu falar em ANTT? Essa sigla se refere a Agência Nacional de Transportes Terrestres. Esse órgão é responsável por definir e estabelecer preços mínimos para cargas e fretes de lotação.
Ou seja, definem o preço mínimo a ser cobrado quando o transporte de carga, independente de qual veículo, é ocupado em sua totalidade!
Isso é possível porque fazem um cálculo analisando todos os custos – sejam fixos ou variáveis – e depois disponibilizam a tabela pronta para servir de referência para o mercado de serviços de fretes de todo o país.
Para não ficar defasada, devemos lembrar que a tabela é atualizada todo semestre, tendo prazo de validade por causa dos valores de pedágios, tributos, seguro do veículo e outros custos do segmento de transporte de cargas que sempre mudam.
A variável dos valores também dependem diretamente do tipo de carga, do número de eixos usados e a quilometragem rodada para realizar tanto a retirada quanto a entrega da carga. Sendo assim, entendemos que essa tabela é indispensável para todos que trabalham direta ou indiretamente com frete para poder definir o valor final a cobrar pelo serviço que oferecem!
Custos fixos de quem trabalha com frete
As empresa de fretes tem gastos com todos os veículos de sua frota e esses custos continuam sendo gerados usando ou não esses transportes. Ou seja, tendo margem de lucro ou não, quem atua nesse segmento tem que lidar com:
- Manutenção do veículo – em relação a parte mecânica e estética;
- Seguro – o que é obrigatório para veículos pertencentes a transportadoras;
- Licenciamento;
- IPVA;
- Tributos do veículo;
- Remuneração de capital.
Custos variáveis
Mesmo as transportadoras que recebem apenas serviços de pequenos fretes, existem outros custos que fazem parte do orçamento de gastos, mesmo sendo variáveis – mas nesse caso, só fazem parte desses gastos os veículos que são usados!
Tais custos podem ser lavagens internas e externas, combustível, lubrificante; troca ou inserção de peças, materiais, acessórios e pneus.
Dica bônus!
Toda transportadora para empresas e serviços privados deve ter condições de calcular o preço dos serviços oferecidos com base na tabela ANTT, mas, ainda assim vale a pena entender como funciona esse processo.
- Identificação do tipo de frete realizado e utilizam a tabela de referência;
- Calcula-se a distância do frete e confere-se na tabela o valor correspondente a tal distância para o tipo de carga solicitada;
- Define-se o valor mínimo que podem cobrar pelo serviço!
É preciso destacar que as empresas que negligenciam a tabela ANTT como referência para preço de fretes e cargas podem receber multas que custarão o valor do pagamento com o dobro da diferença do frete, descontando o valor já pago.