Primeira Liga 2016 será disputada por 12 (doze) clubes, em conformidade com os seguintes critérios técnicos de participação: 10 (dez) vagas destinadas a dois clubes de cada um dos Estados do RS, SC, PR, MG e RJ, exclusivamente entre aqueles que sejam membros da Liga e que ocupem as duas primeiras colocações do respectivo Estado no “Ranking Nacional de Clubes 2016” da CBF, divulgado em dezembro de 2015; 2 (duas) vagas destinadas aos dois melhores terceiros colocados, entre os clubes que sejam membros da LIGA, no “Ranking Nacional de Clubes 2016” da CBF, divulgado em dezembro de 2015, entre os Estados do RS, SC, PR, MG e RJ.
A Primeira Liga 2016 será disputada em 3 fases, sendo que na Primeira Fase os 12 (doze) clubes formarão 3 (três) grupos de 4 (quatro) clubes cada, de onde classificar-se-ão 4 (quatro) clubes para a Segunda Fase, sendo eles os primeiros colocados de cada grupo e o melhor segundo colocado entre os 3 (três) grupos. Na Segunda Fase os 4 (quatro) clubes classificados enfrentar-se-ão no sistema eliminatório, em jogo único, e os vencedores da Semifinal passam à Terceira Fase a fim de disputar a partida Final.
A Semifinal 1 e Semifinal 2 serão disputadas em jogo único, sendo mandante do jogo os clubes que tiverem se classificado com a primeira e segunda melhor campanha da Primeira Fase.
Na Terceira Fase os dois clubes vencedores da Semifinal 1 e Semifinal 2 disputarão a Final em um jogo único, tendo como mandante do jogo o clube de melhor campanha na Primeira Fase.
O vencedor da Final será proclamado campeão.