Tarefas que você deve esperar de uma assessoria de imprensa

Tarefas que você deve esperar de uma assessoria de imprensa

Não ter claro qual é o papel da assessoria de imprensa pode ser motivo de confusão na hora de auditar tarefas que supostamente estariam dentro do escopo da empresa de assessoria. Ter ciência de todas as tarefas que podem ser executados por uma assessoria faz com que uma empresa consiga usufruir ao máximo de todas as soluções.


Clipping e Cobertura de Mídia

O clipping nada mais é do que a junção e arquivamento de todas as matérias jornalísticas e conteúdos publicados na mídia que envolvem o nome da empresa.

Atualmente, existem plataformas automatizadas que fazem a varredura de conteúdos online com o nome da empresa. Por meio delas, é possível inclusive definir se o contexto da matéria é positivo, negativo ou neutro para a imagem da empresa. Com os dados, as plataformas emitem relatórios para a análise do assessor de imprensa.

É possível analisar qual foi o alcance das matérias publicadas, qual a relevância daquele veículo de comunicação para a empresa, número de matérias publicadas, etc.

 

Centimetragem 

A centimetragem das assessorias de imprensa consiste em uma análise sobre a valoração do conteúdo publicado.

Para explicar melhor, imagine que um release de meia página tenha sido publicado em um veículo de grande circulação sem que o espaço no jornal tenha sido comprado tornando-se, portanto, uma mídia espontânea.

Com base na tabela publicitária do veículo, a assessoria de imprensa faz o cálculo da centimetragem para mensurar qual seria o valor de pagamento daquele espaço, caso a mídia não tivesse sido espontânea.

Após contratar assessoria de imprensa, essa técnica é uma boa estratégia para avaliar a qualidade e desempenho do trabalho, tendo em vista que um espaço em um veículo de baixa circulação não vale tanto como em um  grande veículo.

 

Métricas 

Fundamentais para definição e aprimoramento dos planos de comunicação, as métricas também devem ser conhecidas e cobradas pelas empresas que contratam a assessoria de imagem.

A assessoria deve apresentar a quantidade de seguidores impactados em uma ação com influencers. Análise de quantas matérias por assuntos, de acordo com o plano de comunicação da empresa, foram publicadas. E quantificação dos tipos de estratégias de divulgação foram adotados (uso de press releases, sugestão de pautas etc.).

 

Gerenciamento de Crise 

O gerenciamento de crise consiste na criação de um comitê de crise e treinamento para situações delicadas e de grande pressão em uma empresa. No entanto, é preciso ter cautela, pois nem todas as agências de assessorias de imprensa oferecem este serviço.

 

Antes de fechar seu projeto de comunicação, verifique quais tarefas estão inclusas dentro dele e  não deixe de acompanhar os resultados obtidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *