Clipping e Cobertura de Mídia
O clipping nada mais é do que a junção e arquivamento de todas as matérias jornalísticas e conteúdos publicados na mídia que envolvem o nome da empresa.
Atualmente, existem plataformas automatizadas que fazem a varredura de conteúdos online com o nome da empresa. Por meio delas, é possível inclusive definir se o contexto da matéria é positivo, negativo ou neutro para a imagem da empresa. Com os dados, as plataformas emitem relatórios para a análise do assessor de imprensa.
É possível analisar qual foi o alcance das matérias publicadas, qual a relevância daquele veículo de comunicação para a empresa, número de matérias publicadas, etc.
Centimetragem
A centimetragem das assessorias de imprensa consiste em uma análise sobre a valoração do conteúdo publicado.
Para explicar melhor, imagine que um release de meia página tenha sido publicado em um veículo de grande circulação sem que o espaço no jornal tenha sido comprado tornando-se, portanto, uma mídia espontânea.
Com base na tabela publicitária do veículo, a assessoria de imprensa faz o cálculo da centimetragem para mensurar qual seria o valor de pagamento daquele espaço, caso a mídia não tivesse sido espontânea.
Após contratar assessoria de imprensa, essa técnica é uma boa estratégia para avaliar a qualidade e desempenho do trabalho, tendo em vista que um espaço em um veículo de baixa circulação não vale tanto como em um grande veículo.
Métricas
Fundamentais para definição e aprimoramento dos planos de comunicação, as métricas também devem ser conhecidas e cobradas pelas empresas que contratam a assessoria de imagem.
A assessoria deve apresentar a quantidade de seguidores impactados em uma ação com influencers. Análise de quantas matérias por assuntos, de acordo com o plano de comunicação da empresa, foram publicadas. E quantificação dos tipos de estratégias de divulgação foram adotados (uso de press releases, sugestão de pautas etc.).
Gerenciamento de Crise
O gerenciamento de crise consiste na criação de um comitê de crise e treinamento para situações delicadas e de grande pressão em uma empresa. No entanto, é preciso ter cautela, pois nem todas as agências de assessorias de imprensa oferecem este serviço.
Antes de fechar seu projeto de comunicação, verifique quais tarefas estão inclusas dentro dele e não deixe de acompanhar os resultados obtidos.