Impressora

Como gastar menos tinta da impressora?

Com o avanço tecnológico, as impressoras vêm se tornando equipamentos cada vez mais acessíveis, podendo ser encontradas na casa de muitas pessoas. Porém, ter uma impressora em sua residência não significa que a impressão dos documentos será uma tarefa barata. Os preços dos cartuchos e garrafas de reposição de tinta são os principais responsáveis pelo encarecimento das impressões caseiras.

Saiba como gastar menos tinta da impressora.

Imprima apenas o essencial

Uma das melhores dicas para evitar que existam gastos com as impressões caseiras é imprimir apenas o essencial. Se o documento a ser impresso é grande, procure pelas páginas mais essenciais antes de realizar a impressão. Existem programas, como os do Pacote Office, que permitem ao usuário conferir a impressão antes de ela ser realizada, o que facilita na hora de escolher as páginas.

Poder visualizar a impressão antes de realizá-la é uma das melhores formas de evitar gastos desnecessários de garrafas e cartuchos de tinta. Uma dica também é evitar imprimir documentos diretamente da internet, tendo em vista que, na maioria das vezes, esses documentos contam com banners, links e informações desnecessárias, que só gastarão mais tinta.

Esgote o cartucho antes de trocá-lo

Essa dica é muito essencial para aqueles que contam com impressoras à base de cartuchos de tinta. Ao invés de trocá-los precipitadamente, procure fazer a reposição dos cartuchos apenas quando eles estiverem esgotados, ou seja, sem tinta alguma.

A impressora avisa o usuário quando a tinta está acabando, mas isso não significa que a reposição deve ser feita de forma imediata. Se a impressora parar de imprimir, após esse aviso, tente retirar o cartucho de tinta, sacudi-lo na horizontal, de modo a fazer com que a tinta seja melhor distribuída no interior do cartucho, possibilitando o funcionamento do mesmo por mais algum tempo.

Lembre-se também de nunca desligar a impressora enquanto ela estiver tentando imprimir algum documento. Essa ação pode ocasionar sérios problemas em seu equipamento, como o entupimento de cartuchos de tinta e vazamentos de tinta no interior da impressora.

Essa dica também vale para uma impressora tanque de tinta, que utiliza garrafas para as impressões. Evite reabastecer as garrafas de tinta antes que as mesmas se esgotem, para assim, gastar menos. O preço dessas impressoras costuma ser mais caro, porém, o custo benefício é maior, tendo em vista que são mais econômicas e as garrafas de tinta duram mais que os cartuchos.

Use a impressora no modo econômico

Realizar impressões no modo econômico é uma das melhores maneiras para poupar os cartuchos de tinta. Esse recurso é interessante e recomendado para impressões nas quais não exista a necessidade de as impressões terem a melhor qualidade possível, como em relatórios e textos preliminares.

Além da vantagem de gastar menos tinta, as impressões no modo econômico costumam ser muito mais rápidas. Se os documentos a serem impressos são para uso pessoal, ou seja, que serão impressos em casa, procure utilizar o modo econômico e evite gastos desnecessários dos cartuchos de tinta. Os textos dos documentos impressos acabam sendo um pouco mais claros, mas legíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>