Um dos motivos dos 18 anos serem tão aguardado por vários jovens brasileiros é a esperada CHN, conhecida também por carteira de motorista. O processo de retirada dela é simples, mas muito demorado. Como tirar Primeira Habilitação
O pré-requisito de 18 anos é apenas um dos vários que podem variarar de Estado para Estado. No caso do Estado de São Paulo, os pré-requisitos são:
- Ser penalmente imputável (maior de 18 anos etc).
- Saber ler e escrever.
- Possuir carteira de identidade ou equivalente e Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio.
- Solicitar o serviço para as categorias “A”, “B” ou “A e B”.
- Solicitar o serviço na Circunscrição Regional de Trânsito de domicílio ou residência.
Com esses pré-requisitos em dia você está liberado para começar o processo da primeira habilitação. O primeiro passo é: procurar o Detran da sua cidade ou uma localidade próxima e se inscrever no processo. Você deve levar xerox e originais do CPF, identidade e comprovante de residência. Também deverá levar três fotos 3×4 e pagar uma taxa pelo serviço.
Com o pagamento da taxa receberá um laudo, ou seja, uma autorização para fazer os exames médicos necessários com o intuído de analisar sua aptidão física e mental para a condução de um veículo e a avaliação psicológica.
Com resultados positivos dos exames médicos, o próximo passo é procurar um CFC (Centro de Formação de Condutores) para realizar o curso teórico de legislação (45 horas-aula). Será necessário apresentar toda a documentação e o formulário eletrônico entregue pelo médico/psicólogo. Cumprida a carga horária, o CFC emitirá o certificado de conclusão do curso que permite o agendamento do exame teórico.
Marque o exame teórico, compareça à sua Ciretran com o certificado de conclusão do curso teórico e com o comprovante de pagamento da taxa de exames (teórico e prático) para marcar a prova teórica, ou, caso tenha contratado um CFC para realizar este procedimento, o mesmo irá à unidade realizar o agendamento do exame.
Assim que for aprovado no exame teórico, dirija-se a um CFC para realizar matrícula em curso prático. O CFC irá imprimir, via sistema, uma LADV (Licença de Aprendizagem de Direção Veicular) e o candidato poderá iniciar seu curso de direção veicular (20 horas-aula) na categoria pretendida. Após a conclusão do curso, o CFC deverá agendar o exame prático junto à sua Ciretran.
Se você for aprovado nesse Último exame, dentro de alguns dias receberá a sua carteira de habilitação provisória que lhe dará permissão para dirigir pelo período de um ano. Se depois desse período e se você não cometer nenhuma infração, a sua carteira de habilitação definitiva chegará às suas mãos, com duração de cinco anos.