Principais dúvidas sobre rebitadeiras manuais

Tire suas dúvidas sobre rebitadeira manual

É muito comum, na mecânica, a necessidade de unir peças como chapas metálicas, perfis e barras. Qualquer construção exige a necessidade de aparelhos como as rebitadeiras manuais para fazer a união de peças.

Para que essa união de peças seja realizada corretamente, os elementos de fixação industrial são os mais utilizados e indicados na indústria, os principais são: rebites, pinos, parafusos, porcas, chavetas e muitos outros que se encontram no mercado.

Pensando nisso, explicaremos e tiraremos as dúvidas mais frequentes sobre um dos aparelhos mais importantes da fixação industrial: as rebitadeiras manuais. Continue lendo e saiba mais!

 

O que são rebitadeiras manuais?


A
rebitadeira manual é uma ferramenta muito utilizada na fixação industrial, utilizada para unir de forma segura, componentes e chapas dos mais variados materiais, com a ajuda de rebites de aço ou alumínio.

Seu funcionamento é simples, para que sua utilização seja feita de forma correta, o operador precisa escolher o tamanho do rebite, o indicado é que ele seja um pouco maior que a soma das espessuras das chapas que serão unidas.

Posteriormente, deve-se fazer um furo na chapa ou materiais que serão conectados, o furo precisa ter um diâmetro maior que os rebites, assim, o operador seleciona corretamente a ponteira do rebitador utilizado.

Ou seja, é preciso que o operador tenha conhecimento básico em como usar a rebitadeira. Cada tipo de rebitadeira possui um tipo de utilização, é importante que você faça a leitura do manual de instruções da cada uma.

 

Dicas de utilização


É muito comum que você tenha dúvidas em relação à utilização de rebitadeiras, especialmente as que possuem mais tecnologia como a
rebitadeira pneumática. Diante disso, selecionamos algumas dicas de utilização para você que pretende investir em uma rebitadeira manual.

  • Nunca insira um rebite novo na ponteira da rebitadeira sem remover completamente o mandril quebrado antes;
  • Dê preferência para pó de grafite ao invés de óleo;
  • Escolha a ponteira correta de acordo com o rebite.

Assim, você pode usufruir do serviço entregue pela rebitadeira manual sem maiores problemas.

 

Vantagens das ligações rebitadas


Todos os tipos de rebitadeiras, tanto a rebitadeira manual, quanto a
rebitadeira hidropneumática, entregam inúmeros benefícios nos processos mecânicos. Conheça quais são:

  • Junções mais baratas e simples que a solda;
  • Facilidade de reparação;
  • Não exige operador profissional;
  • Controle de qualidade mais simples.

Invista nessas ferramentas e garanta qualidade em serviços de fixação industrial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *