Após serem extraídos do solo, é realizado um processo de armazenação dos produtos para posteriormente serem transportados para as indústrias. É necessário para essa movimentação, específicos equipamentos de movimentação de carga para evitar acidentes e desperdícios.
Ferrovia Vitória Minas
A movimentação de cargas de minério é um processo minucioso e um dos mais importantes do país, e a ferrovia Vitória Minas é uma das mais importantes estradas deste processo, sendo responsável por 120 milhões de toneladas de minério de ferro.
A ferrovia atualmente é responsável por 135 milhões de toneladas de carga e deste total, 80% é somente de ferro e representa 3,1% da malha ferroviária brasileira, sendo uma das mais importantes rodovias para essa transportação, somente no ano de 2011 foram realizados serviços de transporte de cargas de 120,9 milhões de toneladas de minério.
Estrada de Ferro Carajás
A estrada de Ferro Carajás é considerada uma das ferrovias com melhores índices de produtividade do mundo, não só por possuir 892 km de circulação, mas também, por facilitar a movimentação de cargas e a exportação de minerais por conta da facilidade de locomoção em linhas retas, que são compostas por 72% em comparação ao seu total.
Segurança em primeiro lugar
Para essa logística, as empresas de transporte de cargas junto aos profissionais, precisam respeitar as leis e sinalizações que as rodovias apresentam a fim de levar mais seguranças para esse processo e evitar possíveis descarrilamento.
Os serviços de transporte de cargas possuem até mesmo limite de velocidade permitido, e caso desobedeça ao limite estipulado, o próprio equipamento corta a tração da locomotiva entrando em movimentação automática.
Para que seja realizado esse processo, diversos profissionais altamente capacitados como maquinista e inspetor de cargas, fazem toda a diferença para que o transporte e movimentação de cargas não apresente erros e cumpra todo o trajeto da forma mais segura possível, tanto para a carga, quanto para os funcionários envolvidos no processo.
Planejamento e programação é o segredo
Somente no sistema sudeste, existem onze pontos de movimentação de máquinas de carregamento de minerais, e podem ser realizados de três formas.
A primeira forma os minerais são estocados em um pátio e levados por uma empresa de transporte pesado até os silos, sendo manuseadas por um profissional.
A segunda opção, não depende tanto do esforço humano para o carregamento dos vagões, já que pode ser realizado por pás-carregadeiras para pegar o minério e descarregar no vagão.
A terceira opção é feita através de um caminhão munck posicionado diretamente nas docas para o basculamento da caçamba, fazendo com que o minério desça diretamente para o vagão para posteriormente ser realizado o transporte.
E para que existem essas três opções? Algumas características, como o porte da mina, é um fator crucial para a escolha da forma que o minério será colocado no vagão. O silo é realizado para grandes unidades de minério, a pá-carregadeira é para as minas com baixa produtividade e o muro para o volume de produções menores.
Após ser levado em consideração o volume da carga que irá ser transportado, os profissionais calculam a média de tempo para as próximas etapas, ou seja, é necessário muito planejamento e programação para o transporte de carga de minérios.
O planejamento pode ser realizado por meses ou dias, e são levados em consideração características como, o volume por tipo de minério, os pontos de carregamento e principalmente a localização dos pontos, bem como o destino da carga por via de movimentação de máquinas e equipamentos.