A região sul de São Paulo é uma das mais importantes e frequentadas. Ela também é a maior, por isso é comum que ela seja dividida entre Sul e Centro Sul. Mas como seria morar nesta zona tão grande?
Conheça três bairros para morar na Zona Sul de São Paulo.
Ibirapuera
O maior marco do bairro Ibirapuera é o parque de mesmo nome. É um dos maiores parques do país e da América Latina. Com 150 hectares, o local é considerado o pulmão verde da maior cidade do hemisfério sul.
Ter um apartamento no Ibirapuera significa ter a oportunidade de frequentar um espaço com ar puro e relaxar em meio a natureza. É possível fazer exercícios ao ar livre ou até mesmo um piquenique. O parque também abriga museus, galerias de arte e outros espaços culturais, como o Pavilhão Japonês.
Seja morar em um apartamento ou em um studio no Ibirapuera, saiba que isso significa ter acesso ao comércio e a diferentes tipos de serviços. As opções de lazer, entretenimento e centros culturais como museus e exposições são muito amplas e presentes na vida dos moradores do bairro.
Vila Clementino
Localizado ao lado do Parque Ibirapuera e da Vila Mariana, a Vila Clementino já foi considerada um dos bairros mais seguras da cidade de São Paulo, de acordo com o Índice de Exposição a Crimes Violentos, realizado pelo Instituto Sou da Paz em 2018 e com o Mapa da Desigualdade de 2021, divulgado pela prefeitura municipal.
Sua proximidade com a Vila Mariana faz com que os moradores de ambos os bairros frequentem um ao outro diariamente, principalmente quando falamos da oferta gastronômica e cultural. Isso significa que os moradores têm fácil acesso ao Teatro Popular João Caetano da Cinemateca Brasileira e ao SESC Vila Mariana, por exemplo.
Para aqueles que desejam comprar um apartamento na Vila Clementino, saiba que em relação à mobilidade urbana, o local é próximo a grandes e importantes vias, como a Marginal Pinheiros e as Avenidas dos Bandeirantes e Vinte e Três de Maio.
Dentre as vantagens que tornam esse lugar um dos melhores bairros para morar na cidade, a região possui 2 estações de metrô: Santa Cruz (Linha 1 – Azul) e Hospital São Paulo (Linha 5 – Lilás).Também está próxima a outras estações, como Praça da Árvore, Ana Rosa, Paraíso e Moema.
Outro ponto importante é que o Aeroporto de Congonhas fica apenas 5,3 km da Vila Clementino. Também é possível encontrar trechos de ciclovia na região, na Rua Guapiaçu e Rua Primeiro de Janeiro, e ciclofaixa de lazer na Rua Domingos de Morais.
No ensino superior, o bairro conta com a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a UNIP (Universidade Paulista) e a FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas).
A Vila Clementino também abriga o Shopping Metrô Santa Cruz. É o local ideal para passear e aproveitar o ar condicionado, colocando a região na lista de melhores bairros para morar em São Paulo.
Ipiranga
O Ipiranga é um bairro histórico e importante para o país. De acordo com a história, foi o local escolhido por D.Pedro para declarar a independência do país, tornando o Brasil um país livre.
Por isso, o marco mais famoso do bairro é o Museu do Ipiranga, que guarda uma das pinturas mais famosas do país, o quadro “Independência ou Morte” ou “Grito do Ipiranga”, feito por Pedro Américo.
Ter um apartamento no Ipiranga significa ter fácil acesso ao litoral do estado e ao Grande ABC, já que duas importantes rodovias terminam nas proximidades do bairro: a Anchieta e a Imigrantes.
Nos transportes públicos, o bairro possui 3 estações de metrô da Linha 2 – Verde (Alto do Ipiranga, Sacomã e Tamanduateí). Também é possível encontrar 2 estações de trem da Linha 10 – Turquesa da CPTM: Ipiranga e Tamanduateí.
Outras vias importantes no bairro são: as avenidas do Estado, Presidente Tancredo Neves e Dr. Ricardo Jafet.
Para lazer e compras, o Mercado Municipal do Ipiranga oferece alimentos e ingredientes frescos e artesanais. Já a Avenida Nazaré, considerada o “miolo do Ipiranga”, são locais ideais para comprar o que precisa. A Avenida Nazaré também é formada pelas ruas Comandante Taylor, Manifesto e Tabor.
Outros pontos turísticos: Aquário de São Paulo, Sesc Ipiranga, Museu de Zoologia da USP e a Feira do Livro do Ipiranga (que acontece em setembro). No quesito gastronomia, dois pontos se destacam: a hamburgueria do Seu Osvaldo, que está no bairro desde 1966 e é um local tradicional do Ipiranga, e a Damp Sorvetes, aberta em 1970 e que oferece massa artesanal e sabores experimentais, além das bolas tradicionais, bolos de sorvete e fatias de cassata.