Antes de qualquer coisa, tenha ferramentas de qualidade em mãos. “Elas facilitam o trabalho de quem não tem muita habilidade. Como fazer a unha
O alicate, por exemplo, tem que ter um bom corte, mas não pode estar mega afiado como o de uma profissional porque você pode se machucar”, diz ela. Creme emoliente de cutícula, espátula, base, lixa, algodão, palitinho bem fino, removedor sem acetona e esmalte (de preferência com pincel longo e firme, ótimo para as iniciantes) completam o arsenal da unha perfeita.
Primeiro passo é retirar todo o esmalte velho e lixar as unhas no formato da sua preferência, “sempre com a parte mais lisa e nunca com a parte grossa, que estraga a escama da unha, deixando-a mais fraca”. Quer dimimuir o tamanho das garras? “Use o cortador, e nunca a lixa!”
Na hora de esmaltar, prefira completar a primeira mão (passar esmalte + limpar + aplicar óleo secante) antes de partir para a segunda – assim, o esmalte fica sequinho enquanto você limpa os excessos com palitinho (quanto mais fino, melhor) e algodão. Para facilitar, destras devem optar por começar pela mão direita, e canhota, pela esquerda.
Aplique a base, que traz mais brilho ao resultado final, borrando os cantinhos se a sua opção for por esmalte escuro. “Na hora de tirar o borrado não mancha a pele”, explica a especialista. Outros cuidados que fazem toda a diferença: evite fazer a unha antes de dormir para não “amassar” o esmalte e ao ar livre, já que o vento endurece o produto com mais rapidez e dificulta o processo. Ah, e procure esmaltes bem cremosos, que não mancham.
Como fazer a unha
Fonte: Glamour