O papel foi inventado na China em 105 d.C, facilitando a comunicação escrita ao redor de todo o mundo, com o tempo foram criados outros diversos tipos de papel, sendo o sulfite A4 o mais popular e utilizado em tarefas escolares e na maioria das empresas.
Diante disso, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre a utilização do papel sulfite A4, algumas curiosidades sobre ele e como é possível diminuir o impacto ambiental com a utilização de folhas sulfite. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!
Utilizações do papel sulfite
Como citado anteriormente, existem muitos modelos de papel sulfite disponíveis para compra nas principais papelarias e lojas de artigos de escritório. Portanto, com tamanha variedade existem centenas de utilidades para o papel sulfite A4 e de outros tamanhos.
Além disso, podemos encontrar o papel de folha sulfite em diversas cores e gramaturas, podendo assim, utilizá-los tanto para trabalhos manuais quanto para impressoras e copiadoras.
Curiosidades sobre o papel sulfite
Para que você conheça um pouco mais sobre o papel de folha sulfite, selecionamos algumas curiosidades interessantes sobre o papel mais popular da papelaria:
- A matéria-prima do papel sulfite é a celulose, a massa celular das plantas;
- O papel foi batizado como papel sulfite por conta do processo antigo de cozimento da madeira para a extração de celulose que utilizava o composto químico chamado sulfito de cálcio;
- Embora o papel sulfite seja muito popular, o papel sulfite ecológico também possui as mesmas utilidades e pode ser utilizado no lugar do sulfite.
Como diminuir o impacto ambiental do papel A4 sulfite?
Ao contrário do que muitos pensam, a celulose utilizada para a produção dos papéis de uma distribuidora de papéis não é proveniente de florestas nativas, mas sim de fazendas de árvores plantadas exclusivamente para a produção de papel sulfite.
Com a grande exploração de florestas e com as consequências devastadoras associadas à extinção de animais, as atividades de plantio e produção de papel sulfite atualmente precisam ser certificadas, com o principal objetivo de garantir as boas práticas do manejo florestal.
Felizmente, também podemos encontrar novas alternativas de papéis no mercado para diminuir o impacto ambiental dos papéis, como fazer a utilização do papel sustentável e do papel semente!