Ao visar a qualidade e durabilidade das construções e produções, a indústria passou a utilizar chapas galvanizadas, especialmente pelas vantagens que ela entrega nas mais diversas atividades que ela faz parte.
Diante disso, selecionamos tudo o que você precisa saber sobre a chapa de aço galvanizada, quais são os benefícios e aplicações da mesma. Continue lendo e saiba mais!
O que são chapas galvanizadas?
A chapa de aço galvanizada passa por um processo chamado de galvanização, que consiste no processo de recobrimento de aços com uma camada de zinco hexagonal, principalmente de ferro-zinco. Ao fazer esse recobrimento, a chapa galvanizada fica bastante resistente à corrosão atmosférica.
O zinco atua como uma barreira nas chapas de uma distribuidora de ferro e aço, evitando com que o oxigênio e água entrem em contato com o aço, minimizando sua oxidação.
O processo de galvanização pode ser realizado de outras formas, no entanto, o citado anteriormente é o mais comum e é muito utilizado especialmente para a indústria automobilística.
Vantagens das chapas galvanizadas
Como citado anteriormente, a principal vantagem em investir em uma chapa de aço galvanizado é por sua resistência. Para te convencer a comprar esse produto com um distribuidor de chapa galvanizada, separamos outras vantagens para você conhecer. Confira:
- Alta resistência;
- Durabilidade;
- Prazos para a fabricação são curtos;
- Economia na montagem das estruturas das obras;
- Necessidade de um menor número de operários;
- Menos recursos utilizados na obra.
Aplicações e cuidados com chapas galvanizadas
As chapas galvanizadas são muito utilizadas na fabricação de portões de garagem, em sistemas de proteção e isolamento térmico e acústico, telhas, calhas, containers e também na indústria automobilística.
Apesar de serem materiais essencialmente resistentes, é de extrema importância adotar alguns cuidados, assim como os da chapa xadrez. Confira os principais cuidados:
- Armazene as chapas corretamente, evitando seu contato com componentes alcalinos ou que contenham cobre, ou chumbo;
- Os elementos de ligação e montagem devem ser específicos para os materiais, de preferência comprados com a mesma distribuidora;
- Conte com especialistas para fazer a montagem das chapas;
- Escolha um fornecedor de ferro e aço confiável.