O que são ferramentas pneumáticas?
As ferramentas pneumáticas trabalham com o ar comprimido, ou seja, o ar é produzido por um compressor de ar que capta o ar atmosférico e, através de elementos mecânicos de compressão, elevando sua pressão e transformando o ar em energia.
As ferramentas pneumáticas substituem a força humana em casos onde é necessário grande quantidade de pressão e energia, ou em casos de repetição contínua de movimento.
Essa tecnologia é aplicada em diferentes segmentos por contar com vantagens realmente relevantes para o operador, como por exemplo, reparo de veículos, metalúrgica, siderúrgica, indústria de móveis e serralheria.
Quais são as vantagens das ferramentas pneumáticas?
As vantagens dos rompedores pneumáticos, por exemplo, sempre são levadas em consideração quando comparadas com ferramentas elétricas e acabam sendo escolhidos pela maioria por apresentar vantagens realmente satisfatórias.
Veja alguns exemplos:
- Agilidade – a estrutura das ferramentas pneumáticas são mais simples e não contam com fios ligados a redes elétricas para dar maior agilidade nos trabalhos;
- Segurança – a vedação existente na locação ferramentas pneumáticas permite o uso seguro mesmo em ambientes sujeitos a acidentes;
- Durabilidade – essas ferramentas que contam com o funcionamento através do ar comprimido são mais robustas e apresentam menos falhas;
- Economia – São extremamente eficientes e trazem produtividade e consequentemente economia em relação ao tempo de operação.
- Confiabilidade – funcionam em diferentes circunstâncias de temperaturas extremas (altas ou baixas), ambiente molhado e entre outras variações;
- Diferenciais – as ferramentas pneumáticas têm seu funcionamento bloqueado em casos de sobrecarga ou se a pressão da ferramenta cair demais.
Podemos classificar as ferramentas pneumáticas em três grupos: Ferramentas de Bico, Ferramentas de Impacto e Ferramentas Rotativas – aproveite suas vantagens e escolha a que melhor se encaixa as funções que serão realizadas.