Acrescentar no seu currículo que você possui uma pós-graduação é algo bem importante hoje.
Dessa forma, o mercado poderá se ampliar e o curso servirá como um “trampolim” para que sejam desbravados novos setores. Isso independe se o curso em questão é uma pós-graduação à distância ou presencial.
Veja a seguir um pouco mais sobre essas duas modalidades e entenda quais são as suas diferenças.
O que é uma pós-graduação?
Uma pós-graduação é um curso que, como o próprio nome sugere, pode ser realizado apenas após o término de uma graduação. Ou seja, o estudante que a realiza precisa ter concluído um tecnólogo, um bacharelado ou uma licenciatura.
Ela foi inventada nos anos 60 aqui no Brasil e sua regulamentação se deu após a reforma universitária ocorrida em 1968.
Uma pós-graduação EAD ou presencial acaba por ser bem útil para estudantes formados em determinada área aprofundarem diversos temas que foram abordados na faculdade de forma superficial.
Com isso, eles desenvolveram um maior leque de habilidades e se tornarão profissionais extremamente capacitados.
A pós-graduação online
Durante o período de pandemia, a pós-graduação online ficou bastante requisitada devido às vantagens que ela pode proporcionar, seja em uma pós-graduação em educação especial EAD ou em neuropsicopedagogia.
Ela é menos cara do que a modalidade presencial, já que não é necessário gastar com questões como transporte e alimentação e, além disso, é mais flexível, pois pode ser feita a qualquer momento do dia.
Fora esses pontos, também é preciso apontar que você poderá contar com recursos de aprendizagem bem avançados quanto a tecnologia. Algo que certamente irá facilitar o ensino.
A pós-graduação presencial
Para aqueles que preferem realizar aulas presencialmente, algumas vantagens deste curso são a capacidade de ter um contato maior com o professor e com colegas, o que facilita na eliminação de dúvidas.
Além disso, será mais possível a criação de vínculos e amizades dentro do curso em si e o estudante poderá usufruir de uma estrutura física para estudos melhor do que a que ele apresenta em casa.
Afinal, qual é o esquema mais vantajoso?
No fim das contas, decidir entre um curso de pós-graduação em educação EAD ou presencial irá depender da preferência pessoal de cada um. Porém, vale destacar que em ambos os cenários, é recomendado contar com uma instituição de ensino que seja certificada pelo MEC. Assim, o ensino será da mais alta qualidade.