Aumentar o tempo de vida útil de um estofado implica não só em cuidar da limpeza de sofá, mas sim em adotar uma série de atos específicos para sua conservação e evitar hábitos que podem ter efeito nocivo ao tecido, espumas e até mesmo a estrutura do sofá.
Será que você está cuidando bem do seu estofado? Para te ajudar a responder esta pergunta, separamos uma série de dicas muito úteis para economizar dinheiro prolongando a vida útil do seu móvel. Acompanhe.
Lavagem de estofados
A facilidade da limpeza de estofados é fundamental na hora de escolher um novo modelo de sofá, não é mesmo?
Em cores cores claras a sujeira aparece com mais facilidade, o contrário do que acontece com sofás de cores escuras, apesar da sujidade ainda estar lá, porém invisível aos olhos. Por isso, é muito importante fazer a higienização de sofás semanalmente com aspirador de pó.
Se o seu modelo de sofá for em couro, o ideal é passar um pano com lustra móveis ou água.
Para evitar manchas profundas, considere utilizar capas. Se você não gosta deste acessório, procure por mantas que além de darem um toque aconchegante para sua casa vão proteger o tecido do sofá contra sujeiras do cotidiano.
Não confie em toda receita e produto que vê à venda para remover sujeiras e manchas. A utilização de produtos abrasivos podem danificar o tecido e causar problemas ainda maiores, sem chance de reversão.
Se for o caso, contrate o serviço de lavagem e impermeabilização de sofá. Com máquinas extratoras profissionais de alta pressão e produtos específicos, a limpeza de sofá a seco elimina 100% dos ácaros, fungos e bactérias.
Proteja a estrutura, tecido e espuma
Além de evitar a sujeira e contratar um lavagem de sofá profissional, quando for o caso, é preciso prestar atenção em outros componentes do estofado, como a estrutura, espuma e tecido.
Para aumentar a durabilidade do tecido, é necessário que ele não tenha contato direto com a luz, para que não haja desbotamento da cor.
As fibras de tecido e espuma não podem ter contato com umidade, sendo assim esqueça os sprays e o contato de toalha ou roupas molhadas com o estofado.
Os pisos desnivelados podem deixar a estrutura do sofá empenada. Além disso, ficar pulando em cima da espuma e arrastar o estofado com frequência não é uma boa ideia.
Para proteger seu estofado das ações do tempo é preciso ainda cultivar bons hábitos e recorrer aos profissionais do mercado quando necessário – como indicamos no post acima, com a lavagem e impermeabilização de sofá quando for o caso. Cuidando bem, você terá um móvel durável e funcional!