Se a parte de trás do seu sutiã básico sobe nas costas, se seus ombros ficam marcados ou se você ainda está com marcas embaixo dos seios, você pode estar usando o número de sutiã errado.
Pensando no alto percentual do público feminino que utiliza essa peça de maneira errada, a moda íntima oferece novas opções além dos tamanhos de sutiãs tradicionais, e lançou diversos sutiã da moda com tamanhos um pouco mais específicos.
Agora, é possível comprar sutiã nadador, sutiã strappy e outros modelos com especificações de tamanhos de costas (38,40,42,44,46,48,50,54) diferentes dos tamanhos das copas.
Mas, afinal, você sabe o que são as copas do sutiã?
Copas dos sutiãs
Quantas vezes você já comprou um sutiã básico com bojo em que o tamanho ficava muito bom na parte da frente, porém as costas ficavam largas?
É natural que isso aconteça com a maioria das mulheres, porém a possibilidade de escolher tamanhos diversos para as copas de sutiã de bojo e para as costas mudou esse pesadelo do mundo feminino.
As copas são justamente as duas partes da frente do sutiã que agora podem ter seus tamanhos definidos como A, B, C, D e DD.
O que significam os tamanhos das Copas?
Basicamente o tamanho das copas sofrem variações de acordo com as medidas de cada mulher.
Para entender a dimensão referencial de cada letra é preciso conhecer seu corpo:
- A Copa A é indicada para seios menores do que as costas;
- A Copa B é usada por mulheres cujos seios possuem medidas proporcionais às costas;
- A Copa C é indicada para seios com até 1 tamanho maior que as costas. Neste caso, por exemplo, se o tamanho do seu sutiã é 42, o tamanho correto da copa é 44;
- Já a copa D e DD para seios com 2 e 3 tamanhos, maiores que as costas respectivamente.
Como medir os tamanhos?
Para medir os tamanhos corretos de sua lingerie feminina é necessário ter à mão uma fita métrica.
O tamanho do tronco deve ser medido logo abaixo dos seios, portanto, passe a fita no tórax e certifique-se de estar com as costas retas.
Já o tamanho das taças deve ser definido a partir da circunferência do tórax com os seios.
Em seguida, é preciso fazer um cálculo simples. Subtraia o tamanho correspondente a medida do tórax, do tamanho da circunferência obtida do tórax com busto. O resultado desta conta será um número par entre 0 e 8.
Confira na tabela a seguir o tamanho da taça ideal de acordo com cada resultado:
Mais dicas para escolher seu sutiã novo
Para diminuir seios grandes, aposte em modelos com coberturas totais e prefira sutiã de renda sem bojo. Por outro lado, os sutiãs de renda com bojo são ideais para modelar o seio e disfarçar a flacidez.
Os modelos de sutiãs push up são ideais para deixar os seios juntos e redondinhos – isso porque seu formato os modela para frente e para o meio
Agora que você já sabe o tamanho correto do seu sutiã, por que não escolher um novo modelo lingerie? Boas compras!