As placas com fotoluminescência, diferenciam-se das placas de inauguração e placas de homenagem, não só pela matéria-prima predominante, mas por por serem compostas com tinta fotoluminescente, que permite que elas possam ser visualizadas por horas após a ausência de luz.
O que diz a norma?
O uso de placa de sinalização fotoluminescente é obrigatório e deve ser fiscalizado por profissionais especializados, como bombeiros.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas regulamenta o uso deste tipo de placa na norma NBR 13434. Entre as normatizações está previsto que as placas sejam confeccionadas em material não propagador de chamas, em coloração padrão e em formatos específicos de acordo com o tipo de alerta da placa.
Obrigatoriamente precisam ser confeccionadas em PVC e claro, ter efeito de fotoluminescência por 30 horas no caso de falta de luz.
Quais os modelos de placas fotoluminescentes
As placas fotoluminescentes têm o objetivo de alertar sobre rotas de fuga e localização de equipamentos em caso de incêndio. Alguns exemplos que podemos citar são, placas de saída, placas de sinalização de escadas e placas para extintores.
Para encontrar placas fotoluminescentes procure por empresas de placas online, que também confeccionam placas comemorativas e diversos tipos de modelo de placa de homenagem, como placa de homenagem para formatura e placa homenagem em acrílico.