A volta do meia Kaká ao São Paulo, mesmo aos 32 anos, tem sido muito benéfica para o time paulista, em todos os sentidos. Em pouco tempo, ele já causou diversas mudanças na forma do time jogar e no comportamento do elenco.
Um dos pontos positivos do camisa 8 é que ele é um meia que sabe fazer gols. entrada de Kaká deslocou Ganso ao lado direito do campo, mas por dentro, e não na ponta. O ex-santista fez bom jogo, tentou diversas assistências e conseguiu passe milimétrico para o primeiro gol, de Alexandre Pato. Com Kaká, Ganso não precisa ser cobrado para fazer algo que não tem facilidade de executar: entrar na grande área adversária e finalizar.
Outra contribuição de Kaká é que ele funciona muito bem nos esquemas táticos que Muricy Ramalho costuma armar. Kaká também torna mais fácil executar a formação em algo próximo do 4-2-3-1 sem que os atacantes – Pato, principalmente – tenham que exercer tão rigorosa marcação ofensiva. Ele compensa no meio de campo, buscando bolas na mesma linha em que Souza atua como segundo volante.
E para finalizar, outra grande ganho do tricolor paulista é o marketing positivo e espontâneo que Kaká traz ao clube. Desde seu retorno, o clube aumentou consideravelmente seus lucros em bilheteria. Antes do anúncio do retorno do meia, o maior público registrado pelo São Paulo havia sido contra o Coritiba, na terceira rodada, com 31.888 pessoas. Na primeira partida depois de seu anúncio, contra a Chapecoense, 42.979 pessoas foram ao Morumbi. Na partida em que ele faria a estreia – adiada por lesão –, contra o Criciúma, 46.512 estiveram presentes.
Feito por Marília Rocha
Volta de Kaká ao São Paulo
VEJA IMAGENS: