reciclagem_de_cosméticos

Reciclagem de cosméticos: como e por que fazer?

Você já ouviu falar sobre reciclar cosméticos? Realizar esse tipo de coleta e descartá-los corretamente contribui para preservar os recursos naturais e pode até ser uma ação lucrativa.

Por serem considerados como resíduos químicos, é preciso fazer uma neutralização depois da coleta de resíduos sólidos para que não prejudiquem o meio ambiente com respectivas substâncias nocivas à saúde humana – inclusive suas embalagens.

Como funciona?

Depois de separar os cosméticos dos outros dejetos, é feita a coleta e transporte de resíduos especificamente para cosméticos (produtos químicos).

No lugar correto começa o processo de reciclagem química, onde os resíduos são separados das embalagens e tudo é tratado até que se tornem utilizáveis outra vez. Não quer dizer que serão novos produtos cosméticos, apenas são aproveitados os recursos naturais.

Vantagens da reciclagem de cosméticos

A produção de cosméticos é um processo muito caro, sem contar a das embalagens que custa mais ainda. Sendo assim, com a reciclagem é a possibilidade para que as empresas responsáveis por esse tipo de produção consigam economizar.

Além disso, diminui o gasto com energia e horas de trabalho das pessoas que produzem novos produtos.

O mais importante é diminuir a emissão de poluentes, por isso a reciclagem de cosméticos é considerada benéfica também ao meio ambiente. Para o caso das embalagens, é possível juntar vários plásticos em um só!

Quem é responsável por esses resíduos?

De acordo com a lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em 2010, as empresas geradoras de cosméticos são responsáveis pelos mesmos. Portanto, devem realizar a coleta e transporte de resíduos para tudo que produzem.

A parte boa é conseguir agregar valor à esses resíduos, uma vez que podem se tornar matéria-prima ou insumo na fabricação de novos produtos.
Contanto com ganhos econômicos (economia) e contribuindo com o ambiente, oferecer a coleta e transporte de resíduos sólidos dessa categoria pode promover a imagem da empresa.

A reciclagem não se faz sozinha!

Obviamente todo esse processo começa pela conscientização, mas nenhum tipo de coleta é feito sem o nosso empenho – seja a coleta de cosméticos, coleta de resíduos perigosos, coleta de resíduos industriais, transporte de resíduos de saúde, coleta de resíduos sólidos urbanos, entre outros.

Pensando nisso, é importante contar com profissionais especialistas que possam realizar a coleta e o transporte de resíduos sólidos com a garantia de que serão destinados ao lugar correto.
Para ter essa segurança, basta fazer uma pesquisa rápida e realizar orçamentos até que encontre o melhor preço coleta de resíduos e transporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook