urso de Suporte básico à vida é oportunidade de carreira para quem cursou técnico de enfermagem

Curso de Suporte básico à vida é oportunidade de carreira para quem cursou técnico de enfermagem

O suporte básico à vida é um conjunto de cuidados especializados, que devem ser aplicados em situações extremas como parada cardiorrespiratória, tais técnicas são fundamentais para que a chance de sobrevida humana seja aumentada. O curso de primeiros socorros é destinado a auxiliares de enfermagem, técnicos em enfermagem e até mesmo para pessoas leigas, pois ensina procedimentos fundamentais em situações de acidentes ou quaisquer outros acometimentos, que qualquer tipo de pessoa pode presenciar.

A especialização técnica para quem já realizou um curso de técnico de enfermagem ou auxiliar, representa um diferencial no mercado e amplia as oportunidades e áreas de atuação tanto do técnico em enfermagem quanto do auxiliar.

Para um atendimento eficiente, o socorrista, no caso o auxiliar de enfermagem ou técnico, deve manter-se calmo, afastar curiosos e chamar o atendimento especializado. O primeiro passo, no entanto, é reconhecer imediatamente se existe parada cardiorrespiratória e fazer a verificação do pulso e consciência da vítima. Caso o socorrista não consiga perceber o pulso, conforme as diretrizes  da American Heart Association AHS (2015), inicia a massagem cardíaca e os procedimentos de desobstrução de vias aéreas e ventilação.

 

Conteúdo do curso 

Entre os objetivos das matérias ministradas no curso de suporte básico à vida, o aluno deverá ser capaz de reconhecer e situações de emergência e urgência. Além disso, com simulações e uso de manequins, o discente também aprende como fazer manobras de desobstrução de vias aéreas de forma correta e segura, além de reanimação cardiopulmonar e a utilizar desfibrilador externo automático.

As principais competências desenvolvidas devem orientar o profissional da saúde a atuar em casos de asfixia, desmaio, desobstrução de vias aéreas, obstrução de vias aéreas por corpo estranho, queimadura, traumas etc.

Geralmente o curso de suporte básico à vida para técnico em enfermagem tem duração de até 10 horas, variando em cada instituição de ensino.

 

Onde encontrar cursos de BSL para técnicos em enfermagem?

As simulações e o ensino por meio da prática é essencial para avaliar se um curso de suporte básico à vida tem qualidade. A melhor escolha é procurar por este tipo de curso em escola de enfermagem.

Os professores dos cursos de enfermagem, além de atuarem na área, possuem a expertise técnica e didática para ensinar com facilidade e desenvoltura. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook