advogado tributarista

Quais são as atribuições do advogado tributarista?

O direito tributário se baseia em planejamento do exercício fiscal e recolhimento de impostos. Portanto, essa área do direito está necessariamente ligada a vida dos empreendedores, que precisam entender exatamente sobre o que é direito tributário, para identificarem um advogado tributário de qualidade e tê-lo como alicerce na hora de lidar com a arrecadação de tributos e com a sua fiscalização.

Essa nobre e complexa função exige disciplina; criatividade; domínio do Sistema Tributário Nacional – tal como previsto na Constituição e no Código Tributário Nacional -; identificar princípios, campos impositivos, peculiaridades dos tributos e suas espécies; e conhecer a fundo as limitações ao poder de tributar e as normas gerais de direito tributário.

Importância de um planejamento tributário

O advogado especialista em direito tributário cria um planejamento tributário estratégico porque pretende aumentar os lucros de seus clientes, e faz isso diminuindo o pagamento dos impostos.

Outra especialidade deste profissional é garantir o funcionamento das empresas dentro da legalidade.

É válido destacar que o bom planejamento é capaz de eliminar e/ou reduzir o pagamento de multas decorrentes de erros na entrega das declarações e cumprimento das obrigações acessórias em geral.

Quais são as diferenças do advogado tributário e de um contador?

Para quem desconhece o que faz advogado tributário chega até confundir com as com as funções de um contador, que tem encargos parecidos. Apesar de se completarem, esses profissionais têm ocupações diferentes.

Um contador é responsável por produzir informações contábeis e fiscais das organizações, que servirão como base para a tomada de todas as decisões!

Já os tributaristas atuam por meio de escritórios de advocacia implantando estratégias legais capazes de diminuir o pagamento dos impostos e contribuições, além de minimizar ou eliminar potenciais passivos tributários com reflexos negativos no futuro das empresas, cumprindo com a função litigiosa do profissional da advocacia – que consiste em atuar na defesa da organização nas esferas administrativa e judicial em caso de problemas ou reivindicações junto ao fisco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook