O que é um tacógrafo e como ajuda na logística de transporte?

Transporte de carga: o que é tacógrafo e como ajuda na logística de transporte?

Você sabe o que é um tacógrafo? Esse nome pode parecer incomum, mas está presente diariamente na vida do motorista, principalmente para profissionais que atuam com o transporte de carga. De maneira simplificada, podemos caracterizar essa ferramenta como uma espécie de “caixa-preta” dos caminhões e carretos e possui a função de registrar informações importantes referentes às viagens executadas.

Se você trabalha na área de logística e com fretes, continue acompanhando o nosso blog e aperfeiçoe seus conhecimentos sobre esse equipamento de extrema importância para o mundo logístico.

 

A obrigatoriedade do tacógrafo

Para o transporte de encomendas, é importante ressaltar que o uso desse equipamento é obrigatório em determinadas situações, conforme se observa no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Art. 105: São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:

II – Para os veículos de transporte de cargas e frete e também de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo.

Sendo assim, o tacógrafo fica responsável pelo registro da velocidade e distância percorrido por um caminhão de mudanças, por exemplo. Sem que possa ser alterado suas informações e com com registros acontecendo simultaneamente conforme a movimentação do veículo.


A importância da sua utilização


O tacógrafo ajuda a identificar informações importantes para as empresas de fretes, como:

  • Horas trabalhadas pelo motorista;
  • Tempo gasto durante as paradas e intervalos;
  • Velocidade média do veículo.

Tudo isso acontece por conta de um disco diagrama que registra as informações necessárias de uma forma simples para que qualquer pessoa possa observar sem que haja a necessidade de equipamentos tecnológicos para leitura ou treinamento especial do condutor do caminhão de mudança.

No centro do aparelho possui um local específico para anotar alguns dados importantes, como:

  • Nome do condutor;
  • Local e data de início e término do percurso;
  • Identificação do veículo;
  • Início e fim da indicação do hodômetro;
  • Número da portaria de aprovação do modelo do equipamento.

Fique atento! O equipamento deve ser inspecionado e aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close
!
Imagem animada do Facebook