Você conhece a teoria que o ouro teria vindo do espaço? Não? Então conheça abaixo.
Primeiro vamos definir ouro, de acordo com os dicionários:
Ouro vem do latim aurum, que significa “brilhante”. É um elemento químico de número atómico 79 (79 prótons e 79 elétrons) que está situado no grupo onze (IB) da tabela periódica, e de massa atómica 197 u. O seu símbolo é Au (do latim aurum).
Parece bizarro dizer isso ou tema de algum filme de ficção cientifica, mas essa teoria tem ganhado bastante aceitação dos cientistas na ultimas décadas.
Há dezenas de milhões de anos, a maior parte do ferro encontrado na superfície do planeta afundou da camada externa, conhecida como manto, para o núcleo da Terra. Ali, o ouro teria se misturado ao ferro e afundado junto com ele. Matthias Willbold, geólogo da Imperial College de Londres, compara o processo a gotas de vinagre no fundo de um prato repleto de azeite de oliva.
“A teoria é de que, depois do núcleo formado, houve uma chuva de meteoritos que atingiu a Terra”, diz Willbold. “Esses meteoritos continham uma quantidade de ouro considerável que preencheu o manto da Terra e a crosta continental.”
A teoria surgiu pela grande quantidade de ouro presente no planeta Terra. Atualmente, há apenas 1,3 gramas de ouro por 1 mil toneladas de outros materiais na crosta terrestre. Isso é considerado bastante em relação a outros materiais. Os cientistas que examinaram amostras de rocha do manto da Lua descobriram muito menos irídio (um tipo de metal) e ouro nessa camada do que em amostras da superfície da própria Lua ou da crosta ou manto da Terra.