Feito por Marília Rocha
Para a montadora chinesa Chery, a principal estratégia de marketing é vender seus carros pelos menores preços do mercado.
Seu modelo de entrada, o QQ, é vendido no Brasil por R$ 24.490. Esse valor inclui, entre outros itens, ar- condicionado, direção hidráulica, faróis de neblina dianteiros e traseiros, vidros, travas e retrovisores elétricos e rádio com MP3 player. Sua carroceria tem quatro portas.
Entre os carros nacionais, o título de mais barato é do Palio Fire, pelos mesmos R$ 24.490 na carroceria com duas portas. Mas o carro vem “pelado”. Quando instalados, por exemplo, direção hidráulica e ar-condicionado, seu preço vai para R$ 28.022. Com quatro portas, o Palio Fire parte de R$ 26.520.
Ou seja, a Chery já consegue produzir modelos mais completos e vende-los por um preço menor que os das montadoras nacionais.
E essa realidade tende a ser ampliada ainda mais.
Segundo a Carpress apurou junto a executivos da marca, agora, para entrar na guerra total de preços, a Chery planeja lançar uma versão mais despojada do QQ, o que vai contra a filosofia de entrada dos chineses no Brasil. Seu maior argumento de venda sempre foi a oferta de carros mais completos.
Ainda não foi definido o que será retirado do QQ, mas ar-condicionado, direção hidráulica, faróis de neblina e sistema de som podem ser as primeiras vítimas. Com isso, estima-se que o preço do carro deva baixar para algo entre R$ 19 mil ou até um pouco menos.
Intocáveis ficariam os obrigatórios airbag e ABS.
Essa reestilização do QQ está programada para esse semestre.
Chery pretende vender o QQ por R$ 19 mil ou menos
VEJA IMAGENS DE CHERY QQ: