Afinal, fazia muito mais sentido relatar a vida de excessos da famosa rainha exatamente no lugar que ela transformou em seu parque de diversões particular, e de onde foi arrancada antes de ser decapitada durante a Revolução Francesa.
Maior e mais célebre palácio da França, Versalhes é o retrato ao mesmo tempo dos exageros delirantes e do requinte extremo da nobreza que mandou no país durante séculos. Também personifica o tamanho do ego de Luís XIV, que em 1682 instalou lá o governo e uma corte de aproximadamente 6 mil pessoas. Louco por luxo, contratou os melhores profissionais de cada área – entre eles o paisagista André Lê Nôtre, responsável pelos imbatíveis jardins do lugar – para que o palácio representasse não só a melhor estética clássica da França, mas também toda a sofisticação de seus mandatários.
A visita de um dia a Versalhes pode facilmente incluir as outras atrações da cidade, como a Catedral de Saint Louis, mas não se culpe se quiser passar todas as horas que reservou apreciando os afrescos ou a decoração dos espaços internos do palácio. Ou entre os canais, fontes e jardins que o cercam.
Palácio de Versalhes Paris