As borrachas de etileno-propileno – EPM e EPDM- foram introduzidas em 1962 nos Estados Unidos da América, embora a produção comercial só tenha começado, no ano seguinte, em 1963.
Os copolímeros são geralmente referidos como borrachas “EPM”, em que as letras “E” e “P” significam respectivamente, etileno e propileno, enquanto que a letra “M” significa que a borracha tem uma cadeia saturada do tipo polimetileno.
Os terpolímeros mais conhecidos como borracha de “EPDM”, as letras “E”, “P” e “M” têm o mesmo significado que anteriormente referido, designando a letra “D” o terceiro monómero, um dieno, que introduz insaturação na cadeia. Os EPDMs são, portanto, EPMs insaturados.
As borrachas EPDM possuem, em geral, excelentes propriedades físico-químicas devido justamente à sua estrutura de baixa instauração. Por isso tudo é o principal composto utilizado em alguns dos importantes mercados mundiais como na indústria automobilística, sendo também excelentes opções em condições rígidas de exposição solar.
Conheça o site Oliveira Campos especializado em artigos de borracha.
Borracha EPDM
Feito por Marília Rocha