Pensando nisso, vamos falar aqui sobre os três filtros presentes no carro — de ar, de combustível e de óleo. Bem como sobre a importância de cada um para a vida útil do motor. Acompanhe a leitura e confira!
Filtro de combustível
A função desse filtro é justamente livrar o combustível de partículas de sujeira, tais como água, ferrugem, poeira e demais resíduos que, passando por ele, podem chegar ao tanque do carro.
O filtro de combustível é empregado em todos os motores de combustão, como aqueles à diesel, álcool ou gasolina. Independentemente de serem com injeção eletrônica ou carburador. A peça ainda é responsável por proteger certos itens, como carburadores, bicos de injeção direta e agregados. Ou seja, componentes sensíveis que pertencem ao sistema de alimentação do combustível.
Para fazer a troca, é importante que o proprietário se atente ao manual do fabricante e compre um produto de qualidade, em autopeças reconhecidas. Comumente, para carros carburados é recomendado o procedimento quando se atinge entre 8 mil e 15 mil km. Já para carros com injeção eletrônica, entre 15 mil e 40 mil km.
Filtro de ar
O filtro de ar, por sua vez, tem o objetivo de reter impurezas como areia, poeira, fuligem e evitar que entrem no motor. O componente apresenta um elemento filtrante, que pode ser de malha de aço ou de papel. Assim, garante que apenas ar limpo penetre no sistema e na câmara de combustão.
O processo de filtragem, portanto, previne a ocorrência de um desgaste prematuro das peças de motor móveis, o que aumenta sua vida útil. Por isso, a troca dessa peça no período indicado impede uma série de problemas. Por exemplo, consumo exagerado de combustível, aquecimento do motor, perda de potência do veículo e elevação da emissão de gases no meio ambiente por meia da suspensão de carro.
A validade do seu filtro de ar precisa ser verificada através da quilometragem ou tempo de uso do carro após a última troca. É aconselhável que a troca seja feita após 7.500 km rodados. É um “meio termo”, já que a maioria dos filtros dura 10.000 km em zonas urbanas e 5.000 km em zonas rurais.
Filtro de óleo
O filtro de óleo lubrificante, também encontrado em auto peças, previne que a sujeira que se instale no óleo durante o funcionamento do automóvel. Pois, quando entra em contato com partes móveis do motor, compromete a vida do mesmo.
Portanto, é um filtro que deve ser substituído com regularidade, afinal, o entupimento do motor pode causar a fundição. Aí, o preço vai lá para cima. A melhor dica é trocá-lo sempre quando se troca o óleo.