Algumas pessoas acreditam, erroneamente, que a simples ação de colocar as roupas para academia na máquina já é suficiente para limpá-las, mas não é assim que as coisas funcionam. É preciso colocar a mão na massa e fazer o necessário para garantir a limpeza das peças da moda fitness.
Pensando nisso, aqui vão 6 dicas de como lavar suas roupas de academia da maneira correta. Continue a leitura e confira:
Dica 1: não lave na máquina
Se você pensou que era só colocar as roupas dentro de uma máquina de lavar e ficar tranquilo, pode esquecer essa ideia. Uma das dicas essenciais para lavar sua calça legging ou seu top fitness é de que a lavagem seja feita à mão. Essa dica vale para todas as outras peças fitness também.
Isso porque, o tecido das roupas fitness pode rasgar ou ser danificado quando lavado em máquinas, por isso, é essencial fazer a higienização das peças à mão.
Dica 2: esqueça o amaciante
Caso você não saiba, é justo falar que as roupas fitness, normalmente, são feitas com tecidos poliamida, poliéster e elastano. Sabendo disso, nota-se que o amaciante não é bem-vindo para essa função. No caso do top fitness, nem sempre o tecido será poliamida, mesmo assim, evite lavá-lo com amaciante.
É normal ter esse tipo de produto em casa, mas para roupas de academia, deixe-o de lado.
Dica 3: diga não à água quente!
De maneira geral, a água quente pode danificar o elastano, por isso, todas as roupas de academia que precisarem ser lavadas, fica a dica: não use água quente, dê preferência à água fria.
Dica 4: nada de centrifugar
Nós sabemos que muitas pessoas lavam suas roupas e seu colete fitness feminino na máquina. Se este for o seu caso, tente ao menos pular a etapa da centrifugação, já que ela pode corromper os tecidos.
Dica 5: cuidado na hora de tirar o suor
É comum que as pessoas tentem encontrar meios para tirar o suor das roupas. Mais comum ainda é que as mesmas o façam de maneira inadequada. A melhor forma de tirar o suor da roupa é com vinagre.
Dica 6: deixe secar
A dica de deixar a roupa secar vale para duas ocasiões: a primeira, quando se tira a peça do corpo. Antes de colocar no cesto para lavar, certifique-se de deixá-la seca. A segunda, depois que lavar a peça, procure deixá-la à sombra, para que seque da melhor maneira possível.
Atentando-se a essas dicas, você pode ter certeza de que suas roupas ficarão em ótimo estado de conservação por longos anos. Uma dica extra é sempre seguir as recomendações que estão na etiqueta, pois não há ninguém que conheça melhor a peça do que o fabricante.