O Business Partner, também conhecido como consultor interno, é um profissional responsável por realizar um elo entre os dois principais setores de uma empresa, o setor de Recursos Humanos (RH) e o de Negócios.
Seu papel dentro das empresas é muito importante e responsável por promover uma comunicação mais facilitada e a seguir mostraremos mais como essa profissão funciona.
O que é um Business Partner?
Como dito anteriormente, seu principal objetivo é facilitar a comunicação entre os setores de Recursos Humanos e Negócios. Sua função é conversar com os líderes e equipes de uma empresa para que soluções mais simples sejam aplicadas em diferentes situações.
Por exemplo, o RH de uma empresa é responsável por diversas atividades, como encontrar um bom plano de saúde empresarial para os colaboradores e business partner, irá ajudar nesse processo fazendo com que esse setor passe suas principais soluções para o CEO e outras pessoas presentes na área de Negócios.
Como aconteceu o surgimento dessa profissão?
Inspiradas na obra ”Human Resource Champions’’, as empresas viram a necessidade de criar uma função que fizesse com que o setor de Recursos Humanos e o de negócios conversassem de maneira mais clara e objetiva.
Essa obra publicada em 1980, mostrava a necessidade de juntar essas duas áreas para promover o sucesso da empresa, principalmente quando se pensa no processo de recrutamento e de benefícios oferecidos aos colaboradores, como o plano de saúde para empresas.
A partir desse cenário e da atuação de um consultor interno, é possível que o RH faça sugestões de soluções fundamentais para a gestão de pessoas que condiga com a realidade esperada pela liderança. Assim, é possível que esse setor encontre uma boa corretora de saúde, realize um processo de recrutamento e implemente outros benefícios estando alinhado com as expectativas dos CEO’s de uma empresa.
Como o Business Partner atua nas empresas?
Para se tornar um business partner, é necessário que o profissional possua muita empatia e flexibilidade. De maneira geral, ele será responsável por encontrar as melhores políticas de valorização do capital humano dentro de uma empresa que atenda as expectativas dos gestores e da equipe de RH da mesma.