Veja como fazer onboarding na sua organização

O primeiro dia de trabalho é cheio de expectativas, tanto por parte dos empregadores, quanto dos novos colaboradores, que estão ansiosos para conhecer os benefícios, como a corretora de saúde, e serem apresentados aos novos colegas de trabalho.

Todo o processo que acontece na chegada de um novo integrante na equipe é chamado de onboarding, que é basicamente o método de integração desse trabalhador. O onboarding visa tornar boa a relação entre empresa e funcionário desde o primeiro contato, para manter o colaborador sempre feliz e entusiasmado.

Confira algumas dicas valiosas para implementar o onboarding em sua organização.

Entusiasmo desde o primeiro contato na entrevista

O tratamento deve ser o mesmo com todos os candidatos para a vaga. Por conta disso, busque demonstrar animação desde o momento da entrevista, para que todos os postulantes ao cargo tenham dimensão da felicidade que é trabalhar em sua companhia.

Claro, há a parte burocrática da entrevista, como a explicação do corretor de plano de saúde e outros benefícios, mas é totalmente viável fazer isso de uma maneira animada e descontraída.

Crie uma recepção calorosa

Quando o contratado chegar para conhecer a empresa em definitivo, esqueça a parte burocrática do plano empresarial de saúde e das partes contratuais. Aqui, é preciso humanizar a situação e focar em quem está no processo mais importante do onboarding: a receptividade.

Mostre-se feliz a todo momento com esse novo colaborador, como se a organização estivesse extremamente honrada com a presença dele. Fazer o indivíduo se sentir importante é fundamental.

Converse com os demais colaboradores

Os colaboradores que já passaram pelo processo de onboarding e já conhecem o plano de saúde empresarial e todos os outros benefícios, sabem como essa etapa é importante. Dessa forma, antes do novo integrante chegar, peça para que todos os funcionários o cumprimentem, para que ele se sinta em casa, em um ambiente confortável.

Faça questão de exaltar os benefícios

Agora sim, chegou o momento de falar da parte burocrática. Contudo, não pense negativamente sobre essa ocasião, pois, até nessa hora é possível passar uma boa impressão.

No momento de explicar como funciona o plano de saúde empresarial, mostre-se animado e fale como se o seu plano fosse o mais agradável do mercado, mesmo que seja um convênio médico para pequenas empresas. Com a valorização dos benefícios, o colaborador pode se sentir muito mais feliz e seguro na integração.

Evite entregar muito trabalho nos primeiros dias

Um dos aspectos mais importantes do onboarding é a adaptação, que leva um tempo para se concluir. Por conta disso, tente não inserir tantos serviços na agenda do novo integrante, para não sobrecarregar o mesmo, que ainda não se acostumou com a rotina do trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *