Que pré-adolescente não quer usar um aparelho fixo para ficar parecido com muitos de seus coleguinhas? É uma fase da vida que a gente quer ser aceito no grupo de amigos. Nesses países asiáticos, a nova moda é usar aparelhos “falsos” ou de “brinquedo” que custam menos que um aparelho ortodôntico e não fazem nenhuma movimentação dentária (pelo menos não deveriam fazer). Pior de tudo é que alguns deles são adquiridos no mercado negro e custam por volta de U$ 100,00. Outros são feitos em casa mesmo com clipes e outros materiais. Aparelhos Falsos Moda entre Adolescentes
Quem não brincava com chiclete quando era criança? Puxava o chiclete, grudava nos dentes e fingia estar de aparelho? A moda não é tão bizarra assim, se você pensar que os pré-adolescentes só querem se enturmar. O problema é que o aparelho de mentira muito vendido tinha chumbo na composição e quase levou uma menina de 17 anos à morte.
Pronto, deu caca. As pessoas têm que ser informadas que o aparelho é um tratamento odontológico e não uma brincadeira. Muita gente passa por esta fase, mas se você não precisar de aparelho, quer dizer que você tem os dentes em ordem.