Feito por Marília Rocha
O arroz é um dos componentes indispensáveis na refeição do brasileiro.
Seja no almoço ou no jantar, o arroz soltinho branco ou integral é ideal para quem busca uma alimentação equilibrada.
Segundo especialistas, o arroz é um produto bom, barato e gostoso – combinado com uma leguminosa, como o feijão ou a lentilha, por exemplo, torna-se um alimento ainda mais interessante. Isso porque as proteínas presentes no arroz são incompletas e, se for consumido junto com o feijão, essas proteínas se completam, aumentando o valor nutricional da refeição.
O arroz integral é, segundo eles, o mais saudável de todos porque preserva o farelo e o gérmen, onde fica a maior parte das fibras, vitaminas e minerais. Apesar de custar o dobro do arroz branco, o integral tem mais fibras e, por isso, promove mais saciedade e por mais tempo.
Quanto ao arroz parboilizado também é uma opção melhor do que o arroz branco porque tem mais vitaminas e minerais – além disso, como já passou por um pré-cozimento, os grãos ficam mais soltos e com menos risco de empapar. Existem ainda o arroz negro e o arroz selvagem, muito mais caros do que o arroz branco, que também são ricos em fibras, proteínas e minerais.
Já o arroz arbóreo tem propriedades muito parecidas com o do arroz branco, assim como o preço, mas costuma ser mais utilizado no preparo de risotos.
Arroz – conheça os tipos e os benefícios
VEJA IMAGENS DE TIPOS DE ARROZ: