O que é direito digital?
A era digital e a informatização das coisas, apesar de extremamente benéficas para a sociedade, acarretam problemas. Onde há mais tecnologia, há mais riscos de ataques virtuais, vazamentos de dados, hackeamentos de informações e roubos, por exemplo. É aí que surge o direito digital.
O direito digital é, basicamente, um ramo do direito que visa estabelecer normatizações para o uso de ambientes digitais pelas pessoas. Busca, também, proporcionar a proteção de informações que estão nesses espaços e em aparelhos eletrônicos. Bem como o direito compliance, é um ramo novo, mas lida diretamente com a tecnologia e com a internet.
O que faz um advogado da área?
Com a forte presença dos meios digitais na vida das pessoas, tornou-se preciso criar uma série de parâmetros e normativas. Elas têm o objetivo de regulamentar a relação entre tecnologia e humanos, como dissemos.
O advogado de direito digital, desse modo, é responsável por representar legalmente pessoas que demandam proteção em âmbito jurídico. Seja ativamente, através de um processo, ou passivamente, por consultorias. Normalmente, esses profissionais estão inseridos em um escritório de advocacia.
Principais áreas de atuação
Como em toda a área do direito, o direito digital apresenta um grande leque de possibilidades de atuação. Agora, vamos conferir as principais:
- Contencioso: o advogado trabalha com a representação de pessoas que foram alvos de vazamento ou roubo de informações.
- Consultoria: oferece consultoria a pessoas e empresas que utilizam exclusivamente os meios digitais para atuar. Enquadrando, assim, as atividades segundo a lei, atuando preventivamente.
- Processos criminais: o advogado direito digital atua na área criminal, que envolve conhecimentos em direito penal e tecnologia. Visto que os crimes digitais são cometidos por hackers com vasto entendimento em informática.
- Contratos: o profissional pode investir na criação de contratos, contemplando as particularidades das organizações que realizam atividades pela internet.