Seu fundador foi João Saad, que contou com a ajuda do sogro, o político Adhemar de Barros, antigo proprietário da Rádio Bandeirantes. Atualmente, a emissora é presidida por Johnny Saad, filho de João Saad. É considerada a quarta maior rede de televisão do país em audiência e faturamento.
A primeira telenovela exibida pela Band foi “Os Miseráveis”, poucos dias após sua fundação.
Em 1969, a emissora sofreu um incêndio devastador, que destruiu suas instalações. Grande parte dos seus arquivos se perdeu. O slogan da época era: “A Bandeirantes não vai Parar”. O primeiro jornalístico da Band foi o “Titulares da Notícia”, um correspondente do tradicional programa da Rádio Bandeirantes.
A partir da década de 1990, a Bandeirantes passou a adotar uma programação mais voltada ao mundo esportivo, criando a “Faixa Nobre do Esporte” (todos os dias às 20:30), além da “Faixa Especial do Esporte”, com duração de alguns minutos, exibido nos fins de tarde da programação. Aos domingos, dedicava-os inteiramente às transmissões esportivas, com o “Show do Esporte”.
Atualmente, além de uma grade de programação muito conceituada no quesito esporte e telejornalismo, um dos destaques mais recentes é a transmissão em horário nobre do desenho americano “Os Simpsons”, anteriormente exibido pela Globo aos sábados.