Busca orgânica: conceito e funcionamento

O número de pesquisas feitas por dia no Google anualmente é impressionante: segundo o site Internet Live Stats, são cerca de 3,5 bilhões. Bastante coisa, não é mesmo? Dado tais números, nos perguntamos como em tão pouco tempo o buscador consegue classificar os melhores resultados a serem entregues para certa pesquisa. É o que chamamos de busca orgânica.

Antes de mais nada, é preciso entender que o Google separa os resultados em duas partes. Primeiro, aparecem os links patrocinados, que são pagos através do Google Ads. Em seguida, são exibidos os sites ranqueados de forma orgânica.

Acompanhe a leitura para entender melhor!

Busca orgânica: o que é isso?

Costumamos chamar de busca orgânica todas as pesquisas realizadas por meio dos principais buscadores, como o Google, em que os resultados não consistem em anúncios pagos. 

Em aproximadamente 1,8 segundos, os algoritmos da Search Engines do Google utilizam mais de 200 fatores para estabelecer a relevância de uma página para o conjunto de palavras-chave que o usuário usou na pesquisa. Aí, eles aparecem na ordem que a plataforma julgou melhor.

A importância de posicionar bem no Google

O Google é absurdamente utilizado para pesquisas diversas, que variam entre buscas comerciais, com objetivo de encontrar um serviço ou produto, e buscas não-comerciais, aquelas relacionadas à esportes, notícias e lazer.

O mais incrível nessa história é saber que 93% do tráfego da internet é proveniente do Google. E os internautas, no geral, preferem os links orgânicos aos anúncios.

Em resumo, caso tenha uma empresa e queira destacá-la no mundo digital, é imprescindível estar na primeira página de resultados dos buscadores. Principalmente, por palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Para isso, contratar uma consultoria SEO faz toda a diferença.

Diferença entre busca orgânica e link patrocinado

Quando um projeto de marketing digital é iniciado, há uma grande dúvida entre investir em anúncios pagos e os resultados orgânicos, sendo que os dois são ótimas maneiras de impulsionar seu site.

A diferença é clara: enquanto o link patrocinado é uma espécie de leilão, em que você paga por cada clique obtido na palavra-chave selecionada e tem retornos rápidos, a busca orgânica proporciona resultados mais sólidos e duradouros. Porém, mais demorados, pois há todo um processo por trás. O ideal mesmo é utilizar as duas ferramentas, juntas, surtem o efeito bem positivo. 

Na busca orgânica, é preciso fazer a otimização de sites, conhecida simplesmente por SEO (sigla de Search Engine Optimization). Trata-se de um serviço que reúne uma série de técnicas que garantem sucesso da marca ao aumentar a sua visibilidade e captar mais clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *