O carnaval de Ouro Preto está se tornando um dos mais procurados do Brasil devido a sua peculiaridade, atraindo muitos turistas das diversas regiões do país, principalmente dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e do Distrito Federal. O que mais atrai os turistas além da maravilhosa cidade histórica é o clima estudantil que paira pelas ladeiras de Ouro Preto. Este clima é gerado em grande parte pelo grande número de repúblicas estudantis, sendo hoje cerca de mais de trezentas repúblicas.
“O mais legal em Ouro Preto é que até o carnaval é história. Prova disso é o Zé Pereira dos Lacaios, com mais de 140 anos de tradição, e a Bandalheira, de quase quatro décadas de vida. É bonito ver a cultura transmitida de geração para geração”.
O carnaval em 2016 será comemorado entre os dias 04 de fevereiro a 09 de Fevereiro 2016.
Repúblicas Federais: são os imóveis que a Universidade cede aos alunos para a moradia estudantil. Em Ouro Preto são 58 repúblicas. Elas se localizam no entorno do campus Morro do Cruzeiro e espalhadas pelo centro histórico de Ouro Preto. Às moradias é assegurada a autogestão, em que cada casa tem seu regimento interno. Assim sendo, cada moradia tem um critério de seleção próprio que dura três meses, e no qual é avaliado o espírito de solidariedade e senso de comunidade.
Repúblicas Particulares são outra opção de moradia para os alunos em Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. São aquelas onde grupos de estudantes se unem e alugam um imóvel particular, dividindo os custos referentes à manutenção da casa. Este valor é muito variado, pois depende do número de moradores. A UFOP colabora com o apoio jurídico, por meio de projeto de extensão do curso de Direito, no que diz respeito ao relacionamento com os locatários.