O transporte de resíduos é extremamente necessário, porque muitos dejetos são perigosos e possuem alta concentração de poluentes, representando risco à saúde das pessoas e ao meio ambiente.
Quanto aos que não são tóxicos, a natureza não é capaz de absorver toda quantidade de lixo gerada, sendo que alguns demoram décadas, centenários ou até milênios para concluírem a decomposição, podendo ainda contaminar os solos, o mar e as nascentes de rios.
Como funciona esse serviço?
Para reduzir os impactos negativos causados pelo despejo incorreto de lixo, esse serviço depende da separação prévia dos materiais: vidro, metal, papel e plástico. Ainda é possível separar também os compostos não orgânicos, categoria que se enquadra para qualquer tipo de alimento.
Esses materiais são coletados e transportados para destinos corretos quando contratam serviço de transporte de resíduos sólidos ou transporte de resíduos industriais.
Quais são os benefícios?
Esses serviços de coleta e transporte são benéficos para reduzir o índice de áreas degradadas por acondicionamento inadequado de resíduos, para melhorar as condições ambientais e de saúde, além de aumentar a vida útil de aterros sanitários.
Como contratar esse serviço?
Para contratar a coleta e transporte de resíduos é preciso estar de acordo com a legislação ambiental vigente, a qual exige que todo o resíduo coletado seja destinado corretamente de acordo com sua classificação.
É válido lembrar que somente as empresas cadastradas e devidamente licenciadas podem dar a destinação final que o tipo de resíduo.
Por isso, quando for contratar uma empresa de prestação de serviço de coleta de material, procure saber se a organização tem todas as licenças para coleta e transporte de resíduos!