As Filipinas, oficialmente República das Filipinas, são um vasto arquipélago da Insulíndia delimitado pelo Mar das Filipinas a leste; Mar de Celebes e Mar de Sulu a sul; e Mar da China Meridional a oeste. É o sétimo país mais populoso da Ásia e o 12º mais populoso do mundo.
Um dos pratos mais tradicionais do país é o halo-halo. Uma taça de halo-halo é a maneira perfeita de se refrescar no clima quente das Filipinas. Literalmente traduzido como ‘mistura-mistura’, o doce é uma espécie de sundae com feijão vermelho, coco, xarope e frutas, geralmente coberto com sorvete, creme de leite e raspas de gelo.
Curiosidade
Existe uma variedade grande de comidas típicas (sinigang, adobo, relyeno, pakesin, etc), tornando o país como um apanhado das melhores receitas de origem espanholas, malacia, chinesa e americana, dando um caráter próprio filipino. Os pratos com frutos do mar são largamente utilizados.
Quem já esteve nas Filipinas costuma dizer que o seu povo tem pela vida o mesmo amor que sente pela boa comida. Os pratos, devido a qualidade da terra e a no mar, são típicos e delicados e não tem a condimentação das demais cozinhas asiáticas, excetuando-se as especialidades dos Bicolanos, llongos, llocanos, Cebuanos, Capampangan, árabes, e chineses.
A capital das Filipinas não se limita, porém, a cozinha regional. São numerosos os restaurantes que servem pratos da culinária chinesa, japonesa, tailandesa, turca, mexicana e vietnamita. Quem tem pressa pode se dirigir às lanchonetes, que servem pizzas e hambúrgueres, ou as cadeias de estabelecimentos que fornecem comida rápida.
Comidas exóticas – Filipinas
Feito por Marília Rocha