Como aproveitar as águas das chuvas para gastar menos água potável?

Como aproveitar as águas das chuvas para gastar menos água potável?

Nós já sabemos que devemos economizar água, né? Uma forma de gastar menos água potável é aproveitar água da chuva! Saiba como armazenar em uma cisterna!

O que é uma cisterna e como funciona?

O sistema de captação e armazenamento da água da chuva é chamado de cisterna. Aproveitando a chuva, o consumo de água potável reduz aproximadamente 50%. Assim, você contribui com a sustentabilidade e paga menos na conta de água!
Mas atenção! O recurso proveniente dos reservatórios não é próprio para consumo, utilize esse fornecimento de água para lavar o quintal ou regar as plantas, por exemplo.
Geralmente, a cisterna é localizada no interior do solo e funciona assim:

  1. A água da chuva passa pelo telhado da casa e chega ao filtro. Esse filtro, também chamado de reservatório de autolimpeza, elimina os resíduos da chuva;
  2. Depois de limpa, a água segue para o reservatório, onde terá o freio d´água. Isso impede que o líquido se movimente demais;
  3. Quando estiver cheia, a cisterna libera o excesso de água para o chamado sifão-ladrão. Também impede a entrada de insetos e odores;
  4. A água do reservatório é levado, por meio de bomba e sucção, até a caixa d’água, onde passa por um novo filtro;

A cisterna gera uma grande economia de água, sendo uma boa opção para reduzir a água potável para condomínios, clubes, indústrias, por exemplo.

Como a construção de uma cisterna precisa de planejamento e dinheiro, as pessoas também podem diminuir a necessidade de abastecimento de água potável, economizando esse recurso de uma maneira mais simples e em conta.
Hoje em dia, existem as cisternas menores e minicisternas que possibilitam a captação e armazenamento de maneira eficaz, assim como a normal.O reservatório menor é conectado diretamente nas calhas, diferente do reservatório “tradicional” que fica no interior do solo. Assim, a água da chuva vai direto para o recipiente e passam por um filtro.
Mas e quem não tem condições de construir uma cisterna? Tem uma opção bem simples e quase sem gastos! Tudo o que você vai precisar é de um balde! Principalmente em regiões de seca ou locais em que o fornecimento de água potável é baixo, a população capta a água da chuva com baldes para evitar a escassez e a necessidade de locação de caminhão pipa.
Você sabia que para lavar a calçada da sua casa com mangueira por 15 minutos, cerca de 279 litros de água são utilizados? Muita coisa, né! Por isso, utilize a água da chuva que você recolheu!
É importante lembrar que a água pluvial deve ser captada e armazenada de forma segura por um caminhão de água para evitar contaminação e proliferação de mosquitos. Também não esqueça que deve ser utilizada para fins não potáveis, como:

– Irrigação;
– Lavagem de banheiro, quintal, entre outros;
– Descarga;
– Lavagem de carro;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *