Saiba como as redes sociais conseguem ajudar uma campanha de vaquinha online.
Escolha as redes sociais adequadas para a sua campanha
As redes sociais funcionam dinâmicas próprias, o que ocasiona em uma demanda estratégica adequada para obter o retorno esperado. Por isso, é necessário saber escolher as redes sociais adequadas para a realização de sua vaquinha online. Cada plataforma tem o seu propósito e, por isso, é importante saber como divulgar sua vaquinha online nas mídias sociais.
Antes de mais nada, deve-se escolher a rede social com o maior número de usuários ativos. Porém, esse dado dever ser relativizado, porque nem sempre o alcance será a única medida com a qual os criadores da campanha de vaquinha online deverão se preocupar.
Com isso, lembre-se de procurar pelas redes sociais mais utilizadas pelo público-alvo de sua campanha. Não adianta para o criador da campanha, por exemplo, utilizar o Linkedin, que é uma plataforma voltada para o público corporativo, e deixar o Facebook de lado.
Crie conteúdos sobre sua vaquinha online para cada rede
Além de haver uma adaptação com o público-alvo, a campanha de vaquinha online precisa produzir conteúdos chamativos, conforme as especialidades de cada rede social a ser utilizada. O Instagram, por exemplo, é uma rede social voltada para imagens e vídeos, enquanto no Twitter há uma maior possibilidade de uso de hashtags direcionadas para diferentes assuntos.
Priorizar os conteúdos a serem consumidos por meio de dispositivos móveis como celulares e tablets também é uma dica importante. A mesma pesquisa do IBGE, mencionada acima, mostra que 98% dos entrevistados utilizam dispositivos móveis para se conectarem à internet.
Não importa quais sejam os diferentes tipos de campanha de vaquinha online. O que importa é saber divulgá-las por meio das redes sociais, com conteúdos envolventes e capazes de gerar empatia ao público-alvo, mostrando como o dinheiro arrecadado será utilizado pela campanha.
Conheça os melhores horários de publicação em cada rede social
Uma forma de aumentar a eficácia e o alcance dos posts de sua campanha de vaquinha online é por meio do conhecimento dos horários e dias da semana nos quais a audiência é maior em cada rede social. Com isso, o criador da vaquinha online evita que o seu conteúdo possa ser ignorado ou que passe despercebido pelos usuários da rede social em questão.
Algumas redes sociais permitem que os autores das publicações possam ver quantas pessoas foram atingidas por cada postagem, o que facilita o trabalho de divulgação estratégica das campanhas de vaquinha online. Seja no Instagram, Twitter ou Facebook, o divulgador da campanha deve saber atingir o seu público-alvo de forma efetiva
facilitando seu trabalho de calibrar qual o melhor momento para divulgar sua mensagem em busca de novos doadores.