Limpeza de carpetes: saiba como combinar móveis com o tapete

Como combinar os móveis com tapete

O tapete é um acessório indispensável e versátil, além de decorar o ambiente, deixa o espaço aconchegante, portanto, algum modelo vai te agradar. Saber combinar esse item é importante, assim como manter a limpeza de carpetes em sua casa.

Diante disso, selecionamos dicas de como você pode combinar os móveis com o tapete e manter o ambiente aconchegante, com esse elemento que é tendência na decoração de imóveis.

Como escolher o tapete

O tapete é sempre o último item a entrar na decoração, pois, existem diversos fatores de precisam ser considerados antes da escolha do tapete. O modelo escolhido tem que combinar com a decoração e móveis no ambiente.

Saiba como escolher o tapete perfeito com nossas dicas.

Tamanho

Para escolher o tamanho do tapete, primeiro considere o ambiente que ele vai ficar, um erro comum na decoração de ambientes, é escolher um tapete menor que o necessário.

De acordo com o arquiteto Flávio Butti, o tapete deve ficar no mínimo, 30 centímetros embaixo do sofá, poltronas e os demais móveis. Tomar esse cuidado deixa a casa mais elegante.

Em espaços menores e conectados, os carpetes são tendências. Além disso, a higienização de carpete é tão importante quanto a de tapetes.

Modelos e estampas

Após definir o tamanho do tapete, pense como o objeto vai se harmonizar com o estilo de sua casa, que pode ser clássico, moderno, minimalista, dentre outros.

Os tapetes de lã de algodão ou de tecido são indicados para estilos clássicos, já os tapetes estampados são mais diferentes e vão ser o toque principal do ambiente, por isso é necessário ter cuidado com as combinações.

Tapetes com tons mais escuros diminuem o ambiente, não são recomendados para espaços pequenos, os coloridos ficam lindos quando combinados com uma decoração neutra, já tapetes com cores neutras é chave para quem não quer ter muito trabalho com a escolha.

Como combinar o tapete com os móveis

Agora que você já escolheu o modelo e estampa do tapete, é importante saber que não existem regras claras de como combiná-lo com os móveis. O foco deve ser a paleta de cores, para o tapete não ficar avulso no cômodo.

Combinar o acessório com os móveis, como o sofá não é uma tarefa difícil, o ideal é ter bom senso na hora das compras. É fundamental lembrar que o tapete não é uma forração, esse papel precisa ser atribuído aos carpetes. O preço da higienização de carpetes é bem diferente do preço de tapetes, escolha conforme sua necessidade.

Se no final, nada funcionar, combine o tapete com as almofadas, é um modo eficaz de como deixar o cômodo em harmonia.

Como conservar os tapetes

Não adianta escolher o melhor tapete, do jeito que você sempre desejou se a conservação do tapete não ser feita. Pensando nisso, detalhe que passa despercebido, selecionamos dicas que podem ser utilizados para a limpeza de carpetes e de tapetes, confira:

  • Passe o aspirador ou vassoura pelo menos duas vezes por semana, para evitar alergias;
  • Utilize álcool ou vinagre para limpar manchas;
  • Para que o carpete dure mais, faça a impermeabilização de carpete a seco ou de tapete.

Cada modelo de tapete exige um tratamento especial, o tapete alto trânsito, por exemplo, é mais fácil de ser higienizado que um de pelinhos. Independente do modelo, fazer a lavagem de carpete ou de tapete com profissionais pelo menos uma vez ao ano é necessário.

Agora que você já sabe como combinar móveis com tapete e como limpar carpete, sua casa irá ficar perfeitamente decorada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *