Como cuidar de tapetes antialérgicos

Como cuidar de tapetes antialérgicos

Os tapetes antialérgicos são a melhor solução para casas e escritórios de pessoas que costumam ter reações alérgicas. Mas é preciso saber como cuidar desse tipo de tapete para que de fato proporcionem o resultado esperado! Veja como cuidar de tapetes antialérgicos.

 

O modelo ideal de tapete

Uma boa alternativa para evitar as crises alérgicas é optar por modelos com pilosidade baixa, ou seja os que contém pelos mais mais baixos, pois são os que evitam o acúmulo de resíduos. Como é o caso do kilim que pode ser encontrado nas versões em seda ou de lã.

Entretanto, se você não abre mão do estilo pode investir na compra de tapetes que são fabricados com materiais sintéticos, como por exemplo o shaggy que tem cerdas de náilon ou poliéster que chegam até 70mm. 

Os modelos que são compostos de náilon oferece benefícios que vão além das propriedades antialérgicas, por conta do seu efeito mais emborrachado eles são ideais para casas com idosos e crianças pois tornam-se antiderrapantes. 

 

Cuide do seu tapete antialérgico

Para evitar que o material da composição do tapete seja prejudicado, assim como para conservar a vida útil dele é necessário investir em cuidados caseiros. 

Comece estabelecendo uma rotina de lavagem de tapetes que inclui dias pré-determinados para passar uma escova macia de preferência a do modelo piaçava, e posteriormente, o aspirador de pó em potência média. É imprescindível que você escove-o no sentido natural do pelo para que os fios não sejam arrancados.

Caso você precise fazer algo mais urgente como a lavagem de tapete em decorrência do derramamento de algum líquido ou comida, deve passar retirar o excesso com um pano branco e seco, ou até mesmo com papel toalha absorvente. 

Se você tiver dúvidas sobre como limpar tapete não deve utilizar produtos com uma composição “mais invasiva”, portanto, borrife uma solução preparada com água e detergente neutro sob o local atingido. Pressione a área, e repita o processo até que seja removido por completo.

Não se esqueça de deixá-lo em local seco e arejado pelo menos uma vez ao mês, durante quatro horas para que os fungos e ácaros sejam eliminados. Além disso, procure evitar a exposição direta ao sol, pois os raios solares desgastam o tapete fazendo com o seu tempo de vida útil seja reduzido.

Um dos cuidados mais indispensáveis é a contratação de uma empresa que lava tapetes para fazer uma limpeza de tapete profissional, pois eles conseguem fazer a remoção por completo de ácaros e fungos, assim como de resíduos corporais, odores, e até mesmo manchas causadas alimentos e líquidos que foram derramado.  

Além disso, é interessante investir na impermeabilização de tapetes pois isso faz com que o tapete se torne um ambiente desconfortável para os fungos causadores de mofo.

Além disso, esse serviço cria uma barreira protetora que evita que líquidos penetrem no interior dos tapetes – o que pode ser ainda mais vantajoso se você tem crianças e idosos em casa que costumam ser mais descuidados quanto a isso.

Uma outra vantagem é que a tarefa de lavar tapetes ficará ainda mais fácil por conta da proteção que oferece para o tapete, e consequentemente fazendo com que dure mais tempo. E também evita o surgimento de manchas em decorrência de raios solares.

A limpeza de tapetes com profissionais previne que o seu tapete seja danificado pela utilização de algum produto indevido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *