Como evitar e tirar mofo de calçados?

Calçados são uma parte importantíssima que completa o looks de qualquer pessoa, mas independente do material, ou estilo de sapato, se não for cuidado de uma boa forma, sua validade e beleza fica comprometida. Um exemplo dessa falta de cuidado e que pode ofuscar a beleza de seu calçado é o mofo.

Pois a seguir, veja as dicas para uma boa conservação de seus calçados, para terem a correta durabilidade e beleza por bastante tempo.

Qual a melhor forma de limpar seus calçados?

No nosso dia a dia, não lembramos sempre de limpar nossos calçados ao chegar de algum compromisso externo da nossa casa, e para que os mesmos tenham boa durabilidade e sigam esteticamente bons por bastante tempo, é importante nos lembrarmos sempre de fazer uma boa limpeza.

Para a limpeza de seus sapatos, opte por fazer uma higienização com pano úmido que acaba sendo melhor do que lavar, pois ao molhar o sapato, as chances de criar mofo são maiores, e ao fazer a higienização com o pano úmido, evita o comprometimento da qualidade do mesmo. Esse cuidado precisa ser feito tanto para calçados femininos, quanto para calçados masculinos.

Organize devidamente seus calçados

O que muitas pessoas fazem, e acaba sendo um erro ao guardar seus sapatos, é empilhá-los uns em cima dos outros, pois esse tipo de armazenamento pode causar deformação sendo em seus tênis, sandálias femininas ou botas por exemplo, corre um risco de manchar ou mofar seus calçados, por acabar pondo em contato a sujeira da sola com o material superior dos mesmos.

Uma boa ideia para que isso não aconteça é guardar seus sapatos em caixas, prateleiras ou em sacos individuais, em locais sem umidade e espaçosos, para não ter a necessidade de empilhar os sapatos, evitando que estraguem.

E os calçados que ficarem guardados por muito tempo?

Uma boa dica, se você deixar de usar algum calçado por muito tempo, é guardá-lo enrolado em folhas de jornais, o protegendo contra a umidade e, consequentemente, evitando a criação de mofo.

Meu calçado está com mofo, e agora?

Em calçados de tecido, se pegar uma escovinha de dentes velha, ou uma daquelas presentes em lavanderias e esfregar nas áreas afetadas de mofo, depois passar um pouco de álcool de vinagre branco e finalizar retirando o excesso com um pano úmido, faz com que o mofo saia por completo de seu calçado.

Já em calçados de couro verdadeiro ou ecológico, e em sandálias de plástico, por exemplo, recomenda-se uma limpeza com vaselina líquida, que também retira o mofo por completo sem danificar o material. Com esses tipos de cuidados, seus calçados durarão por muito mais tempo, e com suas qualidades e beleza preservadas. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *