Como Fazer uma Viagem em Família
Para fazer uma viagem segura e divertida em família, certifique-se de todos estejam em forma, se vistam adequadamente e fiquem a par dos perigos que espreitam nas matas. O melhor treinamento para o mochileiro é caminhar, e não andar distraidamente. Para um treino de preparação para uma viagem em família, uma caminhada com todos carregando uma mochila de peso igual a pelo menos um quinto do peso do corpo, mesmo em caminhadas feitas no seu bairro, é um bom começo. Comece por carregar pequenas quantidades, adicionando gradualmente peso a medida que os músculos se fortalecem.
As pessoas que vivem nas planícies e pretendem ir de mochila com uma família num lugar montanhoso devem carregar uma mochila completa e subir e descer escadas 50 ou mesmo 100 vezes, uma ou duas vezes por semana. Não é uma maneira especialmente agradável para passar um fim de semana, mas você pode fazer disso uma competição em família.
Roupas para serem usadas ao ar livre devem ser flexíveis o suficiente para fornecer calor, resfriamento e secagem. A chave é se vestir em camadas. Comece com uma camada de base que permite que o calor do corpo e umidade possam se dissipar. Para noites em país de altitudes elevadas, tenha uma camiseta extra, uma segunda camisa, um par de meia calça de lã e uma calças de extra. Coletes sem mangas são servem para todo o tipo de ocasião, mas um caminhante precisa de algo extra na chuva.
Excursionistas chamam bolhas “pontos quentes”. Assim que você detectar um ponto quente, pare de caminhar, tire as botas e as meias e cubra a área sensível com uma camada de pomada própria para bolhas. Tal pomada pode ser comprada na farmácia. Leve pomada antibiótica e um curativo adesivo acolchoado no caso de aparecimento de muitas bolhas.
Incontroláveis tremores, exaustão e sonolência são sintomas iniciais de hipotermia. Movimentos se tornam descoordenados, a fala fica difícil e a pele adquire um tom azulado; as vítimas sentem um a grande sensação de entorpecimento no corpo.
Se a hipotermia acontecer, remova todas as roupas molhadas e enrole a vítima em cobertores, roupas quentes ou em um saco de dormir. Em casos graves, deite-se com a vítima e e divida o calor do seu corpo.
Alimentos quentes e líquidos pesados em calorias, devem ser dados se a vitima estiver consciente. Ajuda médica é fundamental para a hipotermia quando a vítima não responder a medidas de primeiros socorros.
A água potável também deve ser considerada quando se planeja uma caminhada. Só porque um riacho parece limpo não significa que a água é segura para beber. Os mais remotos rios e lagos oferecem a maior ameaça de giardia, uma doença intestinal causada por um microrganismo transmitido por fezes de castores e outros animais silvestres. Ebulição é a melhor proteção.
Dicas para caminhadas e acampamento
Lembre-se destas dicas de segurança ao fazer excursionismo em família:
• Permitir tempo suficiente para completar a sua caminhada e chegar em casa antes de escurecer.
• Antes de explorar uma nova área, conversar com especialistas locais sobre os potenciais perigos.
• Não use calçados novos, use calçados apropriados para o terreno, calças compridas e meias altas. Use roupas de cores claras.
• Leve um saco grande de lixo de plástico, apito e uma lanterna. O saco pode servir como um revestimento ou abrigo. O apito e lanterna alcançam uma distancia maior do que sua voz se você deve chamar por socorro.
• Se você estiver perdido, fique parado. Escolha uma árvore perto de uma clareira e forme uma seta na clareira usando pedras e galhos.
• Antes de sair, diga a alguém o seu destino e quando você vai voltar.
• Manuseie facas, machados e machadinhas com cuidado.
• Não acenda fogueiras perto de arbustos e reveja as instruções de como usar o seu fogareiro de acampamento. Mantenha as crianças longe do fogo.
Fonte> Como Fazer